Você já percebeu que na História muitas vezes aparecem ideias de progresso contínuo nas mais diversas áreas da sociedade humana, como por exemplo, na segunda metade do século XIX. No entanto, como podemos analisar em História Contemporânea, alguns eventos do século XX demonstraram que nem sempre e até mesmo com uma certa frequência a nossa sociedade comete grandes retrocessos. Acerca desses acontecimentos analise o excerto abaixo de Eric Hobsbawm:
“De todos os fatos da Era da Catástrofe (primeira metade do século XX), os sobreviventes do século XIX ficaram talvez mais chocados com o colapso dos valores e instituições da civilização liberal cujo progresso seu século tivera como certo, pelo menos nas partes “avançadas” e “em avanço” do mundo. Esses valores eram a desconfiança da ditadura e do governo absoluto; o compromisso com um governo constitucional com ou sob governos e assembleias representativas livremente eleitos, que garantissem o domínio da lei; e um conjunto aceito de direitos e liberdades dos cidadãos, incluindo a liberdade de expressão, publicação e reunião.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras. p. 113.
A partir da análise do excerto e dos conhecimentos desenvolvidos acerca do século XIX e XX, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o excerto de Eric Hobsbawm, pode-se inferir que o século XIX foi um período de desenvolvimento dos valores e das instituições liberais, sendo que a sociedade acreditava que esses valores seriam ainda maiores no século seguinte.
II. De todas as catástrofes do século XX, para Hobsbawm, o que mais chocaria um defensor do liberalismo do século XIX, seria o grande avanço tecnológico das armas utilizadas na Primeira Guerra Mundial.
III. Para Hobsbawm, o que mais chocaria esses “sobreviventes do século XIX” seria ver como a sociedade europeia, da primeira metade do século XX, permitiu a ascensão de movimentos extremamente autoritários e antiliberais como foram o Nazismo e o Fascismo italiano.
IV. O século XIX foi um período de grandes manifestações liberais, desenvolvidas na luta contra o absolutismo e a favor dos direitos individuais. Por isso, os seus sobreviventes que chegaram ao século XX ficaram estupefatos ao perceberem como esses valores de liberdade e democracia prevaleceram, principalmente, na década de 1930.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Segunda alternativa. É correto o que se afirma nas opções I e II.
Explicação:
Porque a opção IV é incorreta
IV. O século XIX foi um período de grandes manifestações liberais, desenvolvidas na luta contra o absolutismo e a favor dos direitos individuais. Por isso, os seus sobreviventes que chegaram ao século XX ficaram estupefatos ao perceberem como esses valores de liberdade e democracia prevaleceram, principalmente, na década de 1930.
Não era isso que os deixava estupefatos. Ademais, 1930 não foi uma década de progresso para a democracia. (Uma breve "pesquisada" pode confirmar que não).
O que realmente os deixava chocados: "[...] ficaram talvez mais chocados com o colapso dos valores e instituições da civilização liberal cujo progresso seu século tivera como certo, pelo menos nas partes “avançadas” e “em avanço” do mundo."
A opção II, por sua vez, pode ser descartada com base na resposta anterior.
Resposta:
l e lll
Explicação:
com base no livro didatico a ll e a lV são falsas