Jean Piaget, biólogo (suíço), centrou seu trabalho na compreensão da inteligência e da construção do conhecimento, em que deixa clara a importância do movimento na formação da mesma (...). Afirma que o desenvolvimento evolui a partir da influência recíproca entre indivíduo e meio ambiente e que através do movimento processa-se a relação funcional entre corpo e mente. (...) para conhecer alguma coisa é necessário agir sobre ela, justificando aí o termo operações quando se refere aos processos mentais do indivíduo. Piaget estabeleceu que o desenvolvimento cognitivo se processa por uma sequência, de acordo com os períodos ou estágios do desenvolvimento, em que cada um é explicação do anterior e preparatório para o seguinte.
BUENO, Jocian Machado. Desenvolvimento geral e psicomotor. In:___. Psicomotricidade
teoria e prática da escola à aquática. São Paulo: Cortez editora, 2013. p. 67 - 135.
A respeito dos estágios de desenvolvimento segundo Jean Piaget, a seguir, analise as afirmações.
I. O estágio pré-operatório, de 2 a 7 anos de idade, é fase da preparação e da organização da inteligência operatória e desenvolve-se quando ocorre o início da linguagem expressiva compreensível, da representação e da função simbólica de forma que a criança começa a fazer representações.
II. Quando a criança passa a operar sobre os objetos dos 7 aos 12 anos, é denominado de estágio operatório concreto ou operações concretas, fase em que a criança adquire noção mais ampla de lateralidade, da organização espacial e é quando as noções temporais como a duração do tempo passa a ser mensurada, envolvendo conceitos como passado, futuro e interessando-se assim por dados históricos.
III. De 0 a 2 anos a criança encontra-se no estágio da inteligência sensório-motora. Ela conhece o mundo apenas sobre o que age (objetos), sem a noção de permanência, quando a ação ou o objeto saem de seu campo de visão; à medida que experiencia, adquire essa noção de permanência do espaço e do objeto, tão importante para as aquisições psicomotoras e de prontidão futuras, como a noção de temporalidade e de causa e efeito.
IV. No estágio da inteligência operatória formal, o adolescente dos 12 anos em diante consegue raciocinar hipoteticamente e não apenas sobre objetos, adquire a capacidade de combinações e de buscar respostas a um problema de forma sistemática e metódica, suas relações sociais se ampliam e formam a base para a vida social adulta e estruturada, pois possui uma linguagem socializada, permitindo a aquisição e ampliação de sentimentos e ideais coletivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
todas as respostas estão corretas.
Explicação:
1ª fase: sensório-motor
A descoberta do corpo e das sensações acontecem por volta dos 0 aos 2 anos de idade. Nesta fase do desenvolvimento infantil, a coordenação motora é desenvolvida a partir dos estímulos que o bebê recebe, sejam desafios, espaços ou propostas lúdicas. Por exemplo, você já percebeu um bebê jogando um brinquedo no chão? Ao fazer isso ele está experimentando os processos da ação, percebendo que seus movimentos geram algo ao seu entorno. A descoberta acontece de dentro para fora, partindo do corpo e do que podem sentir para o que podem ver, ouvir ou tocar.
2ª fase: pré-operatório
A fase pré-operatória acontece dos 2 aos 7 anos. Nesta fase, a criança ainda percebe o mundo de acordo com suas experiências individuais e tende a se colocar no centro de todas as situações. Além disso, neste período acontece a “fase dos porquês” na qual há muita curiosidade sobre o mundo, sobre como as coisas são feitas e como funcionam.
3ª fase: operacional concreto
O estágio operacional concreto ocorre entre os 8 e 12 anos de idade. Nesse momento, a criança começa a resolver problemas concretos a partir da lógica, a abstração e o pensamento filosófico ainda estão em desenvolvimento. As regras sociais já estão mais internalizadas, comandadas por um senso de justiça e reciprocidade. Esta é a fase da lógica e da matemática, onde tudo é entendido por meio de regras e padrões, mas também é o momento em que as crianças estão aprendendo a lidar com o pensamento e questões conceituais.
4ª fase: operacional formal
A fase operacional formal acontece a partir dos 12 anos e é o momento em que as capacidades de reflexão e abstração já estão desenvolvidas. A partir daí, o adolescente começa a formar opiniões e conceitos sobre temas como sociedade e sua relação como indivíduo. Ao olhar para si e para o mundo a sua volta, questiona estruturas e define seus posicionamentos.