Marque ‘A’ onde diz respeito a Ariano Suassuna e ‘L’
onde diz respeito a Luiz Gonzaga.
( ) “Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa
dá leite, a braba dá quando quer”;
( ) Na canção, a asa branca é uma pomba que simboliza a partida do
personagem que canta. Essa partida é sentida por esse personagem como
um sofrimento, pois ele perdeu muitas coisas e estão deixando seu amor.
( ) Por Ariano Suassuna, tendo como base romances e histórias populares
do Nordeste brasileiro.
( ) O personagem, ao constatar que até a asa branca fugiu, se despede
de Rosinha.
( ) O teatro de Ariano Suassuna resgatou manifestações artísticas como
o teatro popular dos brincantes, as danças dramáticas, o romance de origem
ibérica, o recurso ao maravilhoso e a poesia épica, transpondo elementos
eminentemente europeus para a cultura popular do Sertão.
( ) Devido a situação em que a terra se encontra, a vida do personagem
sofreu algumas sérias consequências. Entre essas consequências, encontrase o fato de que ele perdeu seu gado, seu cavalo e sua plantação.
( ) Embora tenha reunido em sua obra características de diferentes
movimentos, entre eles o simbolismo, o barroco e a literatura de cordel,
Ariano Suassuna foi cronologicamente alinhado ao movimento modernista
da geração de 45.
( ) Para que possa voltar à sua terra, o personagem espera que a chuva
volte a cair no sertão.
( ) O Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna e companheiros,
pretendia construir uma arte erudita autenticamente brasileira, integrando elementos populares a elementos eruditos. Divergiu dos outros movimentos
artísticos brasileiros por ter colocado em primeiro plano o universo cultural
e lúdico do Sertão, em uma arte distante das preocupações sociopolíticas do
regionalismo de 30.
( ) Terra ardendo / falta d’água.
( ) A peça O Auto da Compadecida, escrita em 1955 por Ariano
Suassuna, retoma elementos do teatro popular, encontrados nos autos
medievais, e da literatura de cordel, exaltando os humildes e sua
religiosidade e satirizando os poderosos e os religiosos que se preocupam
apenas com questões materiais.
( ) PADRE: É, mas quem vai ficar engraçado sou eu, benzendo o
cachorro. Benzer motor é fácil, todo mundo faz isso, mas benzer cachorro?
( ) JOÃO GRILO: É, Chicó, o padre tem razão. Quem vai ficar
engraçado é ele e uma coisa é benzer o motor do major Antônio de Morais
e outra é benzer o cachorro do major Antônio de Morais. […]
( ) A peça contribui, sim, para a reflexão e divulgação da cultura
nordestina. Os personagens representam diferentes classes sociais e existe
uma crítica à vida difícil no Nordeste.
( ) A peça retoma elementos do teatro popular, contidos nos autos
medievais, e da literatura de cordel para exaltar os humildes e satirizar os
poderosos e os religiosos que se preocupam apenas com questões ...
( ) Apresentam um gato que supostamente “descome” dinheiro e de um
instrumento musical que seria capaz de ressuscitar os mortos.
( ) Essas duas estruturas narrativas estão no romance de cordel “História
do Cavalo que Defecava Dinheiro”, também de Leandro Gomes de Barros.
Na peça, porém, Suassuna substituiu o cavalo por um gato,...
( ) Chicó: é o contador de causos, o mentiroso ingênuo que cria histórias
apenas para satisfazer um desejo inventivo. Chicó se aproxima do narrador
popular, e suas histórias revelam muito do prazer narrativa.
me ajudaa
é pra AMANHÃ
Respostas
respondido por:
1
eu não sei responder pois até eu tô precisando muito da resposta skskk é pra hoje ;-;
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