• Matéria: História
  • Autor: iurinoelm
  • Perguntado 4 anos atrás

por favor ajuda rápido

3 - Como você avalia a participação das mulheres negras na atualidade? Faça uma comparação de como era
antigamente, no tempo dos seus avós, até os dias de hoje, principalmente em relação a salários e a cargos
importantes em empresnte​

Respostas

respondido por: belleeninger
2

Resposta:

Você já reparou na pouca representatividade das mulheres negras na política? Apesar de 27% da população feminina se declarar negra, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE, mulheres negras representam apenas 2% do Congresso Nacional e são menos de 1% na Câmara dos Deputados. mal pago e a crise global da desigualdade“, essa é uma questão mundial: em todo o mundo as mulheres representam apenas 25% dos parlamentares eleitos.

Mas afinal, se são a maioria, por que as mulheres, em especial as mulheres negras, têm tão pouca representatividade política?

Antes de tudo, as mulheres negras precisam lutar para sobreviver. De acordo com o Atlas da Violência de 2019, 66% de todas as mulheres assassinadas no país naquele ano eram negras. Além disso, 63% das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza, de acordo com a última Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE.

Uma vez garantida a vida e superada a miséria, os desafios continuam. Apesar de, pela primeira vez, os negros serem maioria nas universidades públicas, como aponta a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil do IBGE, mulheres negras ainda recebem menos da metade do salário dos homens brancos no Brasil.

A diferença e que na época dos nossos avós era muito mais difícil a essa para essas mulheres, pois as vezes não conseguiam muitos trabalhos por sua cor ou sei cabelo ainda existe muito racismo no mundo.

Explicação:

A razão da baixa representatividade das mulheres negras na política está em questões estruturais da nossa sociedade: machismo e racismo.

Perguntas similares