• HOMEM x NATUREZA
O ser humano é a espécie animal que possui a maior capacidade de transformação da natureza, graças ao domínio de técnicas que facilitam nosso trabalho. Essas técnicas vão desde o domínio do fogo e da combustão até a construção de máquinas capazes de escavar rochas, de desmatar grandes áreas florestais, de mudar cursos dos rios entre tantas outras ações. Contudo essa capacidade de transformação vem modificando drasticamente o habitat de uma infinidade de seres vivos, tais como plantas, animais, vírus, bactérias, fungos etc., que viviam em harmonia até o homem começar a intervir.
A destruição dos habitats naturais desses seres vivos acaba gerando um desequilíbrio do ecossistema, criando muitas vezes as condições ideais para a multiplicação desenfreada de algumas espécies. A reprodução desenfreada dessas espécies acaba atrapalhando consideravelmente as práticas humanas, como na agricultura em que as plantações são constantemente atacadas por pragas de gafanhotos, fungos e bactérias. O mesmo acontece com as doenças que afetam os homens.
Vejamos agora alguns exemplos de doenças que atingem o ser humano e sua origem:
GRIPE: o vírus da gripe tem sua origem nos patos. Ele não atingia o homem até sofrer mutação devido ao aumento do número de criação dos patos em granjas (confinados). Assim como o COVID-19 a gripe tem contágio a partir das vias respiratórias.
HIV: o HIV é um vírus com origem nos macacos. Com o desmatamento das florestas os macacos passaram a circular nas áreas habitadas pelo ser humano. Assim o vírus teve contato com o homem, provocando nele uma deficiência no sistema imunológico (defesas do organismo contra doenças).
DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS: essas três doenças são causadas por vírus presente em algumas espécies de mosquitos encontrados na natureza. Devido ao desmatamento esses mosquitos passaram a transitar no meio urbano, encontrando ali condições ideais de reprodução.
COVID-19: as principais pesquisas científicas sobre o coronavírus apontam duas possíveis origens, os morcegos e o pangolim (animal parecido com um tatu). A destruição do habitat natural desses animais tornou possível o contato desse vírus com o ser humano. Ao entrar em contato com o homem o vírus encontrou as condições perfeitas para se reproduzir e sofrer mutações, o que vêm dificultando a criação de uma vacina capaz de combatê-lo. Assim como a gripe, a COVID-19 tem contágio a partir das vias respiratórias e por isso a necessidade do uso de mascara para evitar o contágio.
Atividade de fixação:
1- Segundo o texto acima, como a Geografia e a ciência como um todo explica o surgimento das pandemias.
2- Em sua opinião, o que o ser humano deve fazer para diminuir o aparecimento de doenças com potencial de se tornarem epidemias.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
2) tomar as vacinas certas e ter cuidado com a saude
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás