• Matéria: História
  • Autor: annacardososilva
  • Perguntado 5 anos atrás

“Anda o povo acelerado/ Com horror à palmatória/ Por causa dessa lambança da vacina obrigatória [...]/ Eu não vou nesse arrastão/ Sem fazer o meu barulho/ Os doutores da Ciência/ Terão mesmo que ir no embrulho/ Não embarco na canoa/ Que a vacina me persegue/ Vão meter ferro no boi /Ou no diabo que os carregue”. Os versos acima se referem ao episódio conhecido como a Revolta da Vacina (Rio de Janeiro, 1904). Sobre este acontecimento, assinale a única afirmativa CORRETA.

a) O desconhecimento popular sobre os efeitos da vacina contra a varíola estimulou a insubordinação de militares e agentes sanitários.
b) A população carioca rebelou-se contra o médico responsável pela campanha sanitarista, Dr. Oswaldo Cruz, que realizou a destruição de cortiços.
c) A revolta popular foi uma reação à lei de vacinação obrigatória contra a varíola, decretada pelo governo federal, na cidade do Rio de Janeiro.
d) Grupos monarquistas contrários às medidas de saneamento da cidade do Rio de Janeiro iniciaram uma revolta militar.

2 -Durante a Primeira República, várias revoltas populares contra a situação de opressão e miséria colocavam em xeque os interesses da oligarquia agrária. O mapa refere-se a uma dessas revoltas, conhecida por...

3 - O governo republicano apoiaria os grupos dominantes nos estados, enquanto estes, em troca, apoiariam a política do presidente. Esse arranjo ficou conhecido como:

a) Política dos Governadores.
b) Encilhamento.
c) Plano de Metas
d) Café-com-leite
e) Voto Aberto


4 - Na imagem abaixo, uma tabela com o número e porcentagem de votantes nas eleições presidenciais durante a Primeira República (1890-1930). Os dados indicam uma pequena participação popular nas eleições. Explique a razão.



5 - Durante toda a Primeira República, os coronéis garantiam os resultados nas eleições de diferentes maneiras: violência - o eleitor poderia perder o emprego ou até mesmo sofrer castigos físicos caso não votasse no candidato indicado pelo coronel; troca de favores - quando o coronel oferecia bens (alimento, remédio, segurança, emprego) em troca do voto no candidato indicado; fraude eleitoral - era comum adulterar resultados, roubo de urnas e até inclusão de votos de pessoas já falecidas. Não existia uma Justiça Eleitoral para fiscalizar o processo eleitoral. Esse tipo de voto, obtido em troca de “favores” ou pela pressão, ficou conhecido como ​

Respostas

respondido por: descendente1234
5

Resposta:

1-letra c

só sei essa.

espero ajuda

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

Letra b

Explicação:

"A população estava confusa e descontente. A cidade parecia em ruínas, muitos perdiam suas casas e outros tantos tiveram seus lares invadidos pelos ”mata-mosquitos”, que agiam acompanhados por policiais. Jornais da oposição criticavam a ação do governo e falavam de supostos perigos causados pela vacina."

Perguntas similares