Respostas
Resposta:
Explicação:
Substantivo comum: é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos. Costuma vir em letra minúscula.
Substantivo próprio: é o nome que se dá especificamente a um (ou alguns) indivíduo(s) ou objeto(s) de um grupo de seres ou de objetos, identificando-os em relação ao todo do grupo e tornando-os inconfundíveis. Costuma vir em letra maiúscula.
Substantivo concreto: é o nome que se dá ao substantivo cuja existência é independente de outro ser. Nesse caso, o pensamento apresenta sua existência como própria e independente de outra. Por isso, o substantivo concreto pode ser real ou imaginário, material ou imaterial.
Exemplos: professor, caneta, gato, fogo, enchente, dragão, unicórnio, anjo, Deus etc.
Substantivo abstrato: é o nome que se dá ao substantivo cuja existência depende de um ser concreto para existir. Sem o ser concreto, o substantivo abstrato não é capaz de ser produzido.
Exemplos: ensino, sede, calor, ternura, misericórdia, imaginação, chegada etc.
Substantivo primitivo: é aquele cujo nome não se origina de outro nome. Esse tipo de substantivo costuma dar origem a outras palavras.
Substantivo derivado: é aquele cujo nome origina-se com base em outro nome.
Substantivo simples: possui apenas um radical, isto é, apenas um elemento formador da palavra.
Exemplos: xícara, vaso, polvo, pessoa, tédio, santa etc.
Substantivo composto: possui mais de um radical, comumente formado pela junção de duas ou mais palavras para formar-se uma só.
Exemplos: paraquedas, segunda-feira, girassol, guarda-roupa, antissocial, louva-a-deus etc.
Substantivo coletivo
Nome que se dá a uma coleção ou a um conjunto de seres ou de objetos de uma mesma classificação ou ideia. O coletivo, por representar a ideia de múltiplos indivíduos ou objetos, vem sempre no singular.
Substantivos biformes
São aqueles que possuem uma forma diferente de acordo com o gênero de substantivo, mudando, desse modo, a desinência de gênero, ou seja, a parte da palavra responsável por indicar se ela é feminina ou masculina. As desinências de gênero mais comuns são -o para o masculino e -a para o feminino.