5. (Ufrn 2012) A passagem transcrita abaixo faz parte do capítulo IX (“Transição”), de Memórias Póstumas de Brás Cubas:
E vejam agora com que destreza, com que arte faço eu a maior transição deste livro. Vejam: o meu delírio começou em presença de Virgília; Virgília foi meu grão pecado da juventude; não há juventude sem meninice; meninice supõe nascimento; e eis aqui como chegamos nós, sem esforço, ao dia 20 de outubro de 1805, em que nasci. Viram? Nenhuma juntura aparente, nada que divirta a atenção pausada do leitor: nada.
(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ática, 2000.)
Este fragmento ilustra bem o estilo narrativo da obra, que é marcada pela
a) liberdade técnica com que se encadeiam os eventos da história.
b) rigidez da técnica narrativa, indispensável à Escola Realista.
c) fidelidade à ordem cronológica linear dos acontecimentos.
d) negação da cientificidade narrativa típica da Escola Romântica.
Respostas
Alternativa A.
>> Nesse trecho do livro "Memórias Póstumas de Bras Cubas", o narrador se dirige diretamente para o leitor. Podemos perceber isso através dos marcadores verbais "vejam" e "viram".
Além disso, ele fala da própria maneira como ele constrói sua história ("com que arte faço eu a maior transição deste livro"), fazendo um resumo dos fatos já contados para justificar o que se segue.
Ainda ironiza o comportamento do leitor: "Viram? Nenhuma juntura aparente, nada que divirta a atenção pausada do leitor: nada."
Por tudo isso, fica claro o estilo narrativo da obra: liberdade técnica com que se encadeiam os eventos da história.
Resposta:
a) liberdade técnica com que se encadeiam os eventos da história.
Explicação:
O narrador adverte, metalinguisticamente, o leitor para o estilo que vai usar para descrever o momento do delírio que antecede a sua morte. A presença de Virgília remete-o à sua juventude, esta à sua meninice e, em consequência, ao dia em que nasceu. Os saltos da memória parecem coerentes e propícios a uma narrativa ágil que liga naturalmente o momento da morte ao do nascimento. Por meio da analepse, recurso que interrompe a sequência temporal, a narrativa volta no tempo, a fim de apresentar o relato de eventos passados.