• Matéria: Ed. Física
  • Autor: rubilinda
  • Perguntado 4 anos atrás

cite e comente alguns estilos de lutas(resumo)​

Respostas

respondido por: dalete0008
4
  • Tai Chi Chuan: a técnica surgiu na China como uma vertente do Kung Fu e é considerada uma “arte marcial” interna. A técnica valoriza a introversão e trabalha a energia Chi (energia vital). Apesar dos movimentos simularem uma luta com ataque e defesa, eles são leves e lentos, com a intenção de buscar tranquilidade, vitalidade e saúde. Por essa razão, o Tai Chi Chuan é usado no SUS como método complementar para tratar a depressão.

  • Taekwondo: a luta teve influência do Kung Fu e é considerada uma das joias da cultura coreana. Sua metodologia tem como principal característica os chutes de alta potência e complexidade para derrotar o adversário. Para se ter ideia, um chute circular para trás tem mais de 680 kg de força.

  • Muay-Thai: originária da Tailândia, seus praticantes aprendem a usar “as oito armas”, que são os pares de pés, joelhos, cotovelos e punhos. São técnicas de extrema velocidade e força.

  • MMA: proveniente do inglês mixed martial arts ou artes marciais mistas (AMM), trata-se de uma união de vários estilos para um objetivo competitivo. A preparação dos atletas envolve técnicas de imobilização e projeção em solo, além de chutes e cotoveladas. Por isso, normalmente, os praticantes aprendem técnicas de boxe, muay-thai, jiu-jitsu, judô e luta greco-romana.

  • Luta greco-romana: é uma das lutas ocidentais mais antigas e está presente desde a primeira edição das Olimpíadas antigas (1896) até hoje. A modalidade consiste em imobilizar o adversário, com o objetivo de fazer com que ele fique com as costas em contato com o solo por um tempo específico para ser declarado vencedor. São técnicas complexas de agarramento, projeção e imobilização de extrema eficiência e força. Não tem socos nem chutes.

  • Kung Fu: com origem na China, é a mãe das artes marciais e busca a perfeição técnica e estética. A modalidade foi desenvolvida pela observação dos animais e tem vários estilos. O Serpente, por exemplo, tem movimentos sinuosos e rápidos com o corpo e com as mãos, fazendo referência a um bote. O estilo Tigre traz movimentos mais fortes, pesados e duros. Existem ainda o Louva-a-Deus, a Garça, e o Dragão. A ética e a filosofia fazem parte do treinamento e as aulas exigem muita disciplina, paciência e equilíbrio.

  • Krav Magá: trata-se de uma prática de defesa pessoal criada em Israel, que tem como objetivo a integridade física do praticante. São técnicas eficientes que deixam o aluno sempre preparado para uma possível agressão.

  • Kickboxing: segundo o docente de artes marciais, lutas e combate do complexo educacional FMU, trata-se de uma modalidade altamente competitiva que nasceu de uma adaptação dos boxes oriental e ocidental. Traz os socos tradicionais com os chutes domuay-thai.

  • Karatê: essa arte marcial japonesa surgiu em Okinawa, no século 17, e chegou ao Brasil na primeira metade do século 20 com os imigrantes japoneses. Propõe defesa sem arma, baseada na utilização de golpes com os braços e as pernas para vencer o adversário. Existem várias vertentes de karatê, com diferenças de estilo e posicionamento corporal. O karatê shotokan, por exemplo, é o mais praticado no Japão e no mundo. Seus princípios sugerem que o aluno tenha saúde exemplar e seja um bom cidadão, além de preservar o corpo do adversário no combate.

  • Judô: esse esporte de combate japonês criado em 1882 tem como principais objetivos fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada. “Ele trabalha toda a condição humana com técnicas de projeção e imobilização, sem socos ou chutes. Tem como uma de suas filosofias usar o mínimo de esforço e o máximo de eficiência, o judô é uma das modalidades de luta que mais tem praticantes no mundo.

  • Jiu-Jitsu: originário da Índia, a técnica passou pela China e se desenvolveu no Japão. No Brasil, foi passada para a família Gracie, que desenvolveu a versão brazilian jiu-jitsu. “É um dos esportes com maior procura aqui. Nosso país se tornou uma referência mundial nessa artemarcial”, fala Marcelo. O método não usa socos nem chutes. É altamente técnico e aplica imobilizações e chaves articulares (torções) contra o adversário.

  • Esgrima: essa modalidade de longa distância usa armas brancas — florete, sabre ou espada — para atacar ou se defender. E apesar de uma modalidade do século XVI, atualmente, é a que mais evoluiu no uso de tecnologias. As roupas e equipamentos de proteção trazem mecanismos de alta sensibilidade para fazer a contagem de pontos quando a arma toca o oponente.

rubilinda: obrigada
dalete0008: De nada
Perguntas similares