Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,1995. p. 51.)
Sobre a escravidão no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a. Eram chamados quilombos os espaços de refúgio dos escravos fugidos ou exilados que buscavam se unir como forma de resistência contra a exploração escravista, além de ser uma forma de resgatar tradições e manter a herança cultural de seus antepassados africanos.
b. O dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.
c. Aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.
d. O Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.
e. No continente africano os vários povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos. Apesar desta divisão, o colonizador europeu utilizava esses povos como mercadoria e ignorava qualquer aspecto cultural ou social na sua atividade de dominar e subjugá-los.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
tttg
Explicação:
gittsttirt
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás