Respostas
Resposta:
Sujeito é a parte de uma oração que interage diretamente com o verbo (salvo raras exceções), de acordo com a análise sintática. Em suma, consiste na função sintática daquilo que o restante da oração se refere.
Normalmente, para conseguir encontrar o sujeito na oração, aconselha-se fazer algumas "perguntas básicas" ao verbo da frase: “quem?”, “quê?” ou “o quê?”, por exemplo.
O sujeito de uma oração é simples quando o seu núcleo é formado por apenas uma palavra relacionada ao verbo.
Sujeito simples
Quando ha um núcleo que esteja relacionada com o verbo apenas
Sujeito composto
Quando há dois ou mais núcleos do sujeito que estejam relacionados com o verbo.
Sujeito indeterminado
Quando não se consegue identificar claramente o sujeito da oração. Neste caso, por norma, acompanham verbos na 3º pessoa do plural (sem referências anteriores), verbos na 3º pessoa do singular acompanhados da partícula “se”, e verbos no infinitivo impessoal.
Sujeito oculto (ou desinencial)
Quando o sujeito não está presente na oração, mas pode ser facilmente identificado por desinência verbal ou por já ter sido referido numa oração anterior.
Sujeito inexistente
Em alguns casos o sujeito simplesmente não existe. Por norma, consistem em orações formadas por verbos impessoais e sempre conjugados na 3º pessoa do singular.
Os verbos impessoais, normalmente, indicam fenômenos atmosféricos e da natureza (nevar, chover, ventar e etc); ou o verbo fazer (indicando tempo decorrido) e o verbo haver (no sentido de tempo decorrido ou de existir).
Sujeito e Predicado
Ambos são partes essenciais de uma oração. O sujeito, como dito, consiste na parte da qual a oração se refere, concordando diretamente com o verbo.
Por outro lado, o predicado é o resultado do que acontece com o sujeito, ou seja, que informa algo sobre ele. É formado obrigatoriamente por um verbo ou por uma locução verbal.
O predicado pode ser dividido em: nominal, verbal e verbo-nominal.