• Matéria: Sociologia
  • Autor: malu300504
  • Perguntado 5 anos atrás

1- As Ciências Sociais se "divide" em três grandes áreas, a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. A partir dos estudos em aula remota, assinale a alternativa INCORRETA. *
10 pontos
A- Antropologia é a ciência que busca entender como o ser humano pode levar vidas tão diferentes. Entre um Tubi Guarani do Brasil e um aborígine do deserto australiano há imensas diferenças e uma coisa em comum: ambos são humanos. Essa diversidade estonteante da experiência humana é o objeto principal da Antropologia. Podemos dizer que a Antropologia se dedica ao estudo da diferença, usando como exemplos as várias formas que as sociedades escolheram para viver e organizar sua coletividade.
B- A Sociologia dedicou-se a entender como a sociedade se estrutura: como produz bens, como os distribui, como essa distribuição implica concentração de poder, como o poder reforça ou combate as injustiças, como a forma de produção resulta em classes distintas. Essa estruturação social envolve também estudar as instituições que se combinam para formar a sociedade capitalista.
C- A Ciência Política dedica-se ao estudo da política e das formas de poder. A política é observada desde o ponto de vista do Estado, até as estratégias e táticas que os atores políticos empregam para conseguir seus objetivos.
D- Nossas opiniões individuais não constitui ciência social, pois não são fruto de um pensamento sistemático, organizado em torno da análise de dados produzidos com métodos reconhecidos. Por mais perspicazes que sejam, nossas opiniões não são testáveis. Já o cientista social lida com hipóteses, organiza os resultados e os apresenta de forma sistemática, buscando avançar no conhecimento de algo.
E- O processo de produção científica do conhecimento sobre a sociedade começou a tomar forma no final do século IX, com a sistematização de um conjunto de diversas opiniões de pessoas comuns. Esse momento inicial pode ser chamado de "surgimento da ciência", que seria um conjunto de perguntas relativas aos fenômenos do mundo individual, da vida em sociedade.
2- Na política, o grande marco dos processos de mudanças foi a Revolução Francesa, em 1789, que teve como um de seus resultados a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que afirmava que "todos eram iguais perante a lei". Sobre a questão política do processo de transição da sociedade feudal para a sociedade capitalista assinale a alternativa INCORRETA. *
10 pontos
A- A revolução francesa consagrou o lema, igualdade, liberdade e fraternidade.
B- Os teóricos do liberalismo diziam que as principais funções do governo deveriam ser limitadas a somente três: proteger a propriedade, não interferir no lucro e preservar paz.
C- O liberalismo, de uma maneira geral, foi o nome dado ao conjunto de ideias que se contrapunha ao absolutismo vigente na Europa.
D- O liberalismo é uma teoria que serve de base para as frações da classe trabalhadora se basear e reivindicar seus interesses.
E - O liberalismo surgiu ao longo dos séculos XVII e XVIII e serviu de suporte às revoluções capitalistas que ocorreram desde então, assim como à luta pela independência dos Estados Unidos da América.
3- Karl Marx e Frederick Engels são os socialistas que mais influenciam as gerações de futuros críticos do capitalismo. Suas ideias partiram das seguintes perguntas: Porque existem os problemas sociais? De que modo é possível superá-los? A partir dos estudos de Marx e Engels assinale a alternativa INCORRETA. *
10 pontos
A- Na sua obra mais famosa, O Capital, de 1867, Marx demonstrou, com dados econômicos, que o capitalismo era um sistema injusto o irracional. Injusto porque só haveria um meio de a burguesia lucrar: explorando a força de trabalho do proletariado.
B- As e os socialistas acreditam que a economia não deveria beneficiar poucos indivíduos (a burguesia), mas toda a sociedade. Em vez de competição do mercado, propunham a cooperação. Os/as socialistas acreditam que as mudanças podem ser planejadas e que se deveria arquitetar uma nova sociedade, mais justa, mais harmônica, mais racional.
C- Ao contrário de outros pensadores da época, Marx e Engels acreditavam que os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; mas o que importa é transformá-lo.
D- Ao contrário de outros pensadores da época, os fundadores do marxismo, acreditavam que o proletariado, por conta própria, tinha força para construir uma nova sociedade. Em 1848, declararam que a emancipação da classe trabalhadora é obra da própria classe trabalhadora.
E- Ao contrário de outros pensadores da época, os fundadores do marxismo, acreditavam que a burguesia, por conta própria, tinha força para construir uma nova sociedade. Em 1848, declararam que a emancipação da classe trabalhadora é obra da boa vontade da burguesia.

Respostas

respondido por: thaynnaba
6

Sobre os aspectos das ciências sociais, a resposta certa é a:

1 - E- O processo de produção científica do conhecimento sobre a sociedade começou a tomar forma no final do século IX, com a sistematização de um conjunto de diversas opiniões de pessoas comuns. Esse momento inicial pode ser chamado de "surgimento da ciência", que seria um conjunto de perguntas relativas aos fenômenos do mundo individual, da vida em sociedade.

2 - D- O liberalismo é uma teoria que serve de base para as frações da classe trabalhadora se basear e reivindicar seus interesses.

3 - E- Ao contrário de outros pensadores da época, os fundadores do marxismo, acreditavam que a burguesia, por conta própria, tinha força para construir uma nova sociedade. Em 1848, declararam que a emancipação da classe trabalhadora é obra da boa vontade da burguesia.

Importante notar que a as ciências sociais surgiram enquanto ciência no final do século 19 tendo em vistas as profundas mudanças ocorridas no período que levaram a pensar sobre aspectos sócias, antropológicos e políticos.

Veja que o surgimento do capitalismo como forma de produção foi crucial nesse processo.

Isso porque com o capitalismo houve uma mudanças decisivas em como os produtos eram produzidos bem como na forma como as pessoas se relacionavam no trabalho e nas cidades.

espero ter ajudado!

Perguntas similares