A transmissão de agentes infecciosos é um crítico agravante à saúde pública. As medidas de precaução-padrão são consideradas um conjunto de medidas adotadas que, associadas ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva se tornam uma forma eficiente de redução dos riscos de infecção.
(SOUSA FF, SOUSA I A, OLIVEIRA L M N. A Utilização de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva por Profissionais de Saúde: Revisão Integrativa. Revista de Atenção à Saúde v. 16 n. 58 ,2018. P. 5667):
Sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas por profissionais de saúde responda:
a) DESCREVA os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) evidenciando sua finalidade.
b) CITE quatro Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)
c) DISCORRA sobre as Precauções Padrão usadas na saúde.
Respostas
a) O primeiro Equipamento de Proteção Individual (EPI) é o protetor facial, sendo uma placa de policarbonato transparente que é colocado no rosto do profissional da saúde e tem como função garantir que não haja infecção através de partículas e respingos.
O segundo EPI é a máscara PFF2, sendo o tipo mais recomendado pela OMS, que é colocada sobre o rosto, protegendo a boca e o nariz dos profissionais. Sua principal função é filtrar as partículas e o ar que é respirado pelos médicos e enfermeiros.
Outro EPI muito utilizado por esses profissionais é o óculos de proteção, dependendo do nível de risco no local em que ele trabalha é necessário que haja a proteção dos olhos contra qualquer partícula suspensa no ar.
b) Sistema de ventilação, iluminação de emergência, cone de sinalização e biomo plumbífero.
c) Muitos desses equipamento são utilizados e requeridos pelos hospitais e locais da área da saúde, como os laboratórios, para que haja maior precauções com a vida dos profissionais que ali trabalham.
Muitos deles estão suscetíveis a diversas doenças, e por isso é necessário que esses cuidados sejam tomados, tais como o uso de epi, para garantir a proteção individual de cada um, e o uso do epc, para proteger o grupo de trabalhadores como um todo.
a) Os equipamentos de proteção individual são todos os dispositivos de uso individual, que se destinam a proteger a saúde e integridade física do trabalhador. Esses equipamentos devem, obrigatoriamente, estar disponíveis a todos os profissionais que trabalham nesse ambiente de saúde, são eles: jalecos, que servem para evitar a contaminação do vestuário do profissional; luvas, que previnem a contaminação das mãos do trabalhador ao manipular, por exemplo, material biológico ou produtos químicos; máscaras protegem os profissionais do contato com material contaminado, como aerossóis e produtos químicos; óculos protegem os trabalhadores contra possíveis impactos, respingos e aerossóis; protetores faciais servem para proteger a face contra risco de impactos de partículas sólidas, quentes ou frias e contra substâncias nocivas como poeira, líquidos e vapores e também das radiações; e calçados fechados, que protegem os pés dos profissionais contra a umidade, respingos, derramamentos de materiais infectantes e impactos de objetos diversos.
b) Segue exemplo de quatro EPC's:
Extintores de incêndio: usado para eliminar ou controlar o fogo de um local ou objeto;
Kit de primeiros socorros: deve conter materiais comumente usados nos socorros imediatos de pequenos ferimentos e desinfecção, no caso de acidentes com material biológico;
Chuveiro de emergência e lava-olhos: são usados em acidentes que haja projeção de sangue, substâncias químicas ou outro material biológico.
Cabines de segurança biológica: é um equipamento usado para proteger o profissional e o ambiente laboratorial de partículas ou contaminantes que podem se espalhar durante a manipulação.
c) Em 2020 fomos convidados a refletir e partilhar, mesmo que de forma inconsciente sobre a proteção individual e coletiva e sua importância. Vivemos de maneira tênue aquilo que os profissionais da saúde conhecem em toda sua trajetória laboral. Os EPI’s e EPC’s são usados porquê há riscos reais e intensificados em locais da área da saúde como hospitais e laboratórios e os profissionais dessa área estão mais suscetíveis a doenças e contaminações. Essas precauções padrões usadas na saúde são manifestações de zelo e cuidado com a vida do próximo, uma tentativa de minimizar todos os riscos que médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais afins enfrentam todos os dias em seus ambientes de trabalho.