1- Quem é o condutor dos destinos coletivos?
2- Como se dá a participação das religiões na esfera pública?
3- Qual o significado da palavra diversidade?
4- O que é uma verdade religiosa?
5- Existe diferentes tipos de verdades?
6- O que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, define sobre a liberdade de religião e de opinião no seu artigo 18?
7- O que significa estado Laico?
Respostas
1- garantido pela Constituição Federal e possui grande relevância na vida de muitas pessoas, proporcionando o deslocamento para as mais diversas atividades, como o trabalho, o lazer etc.
Entretanto, existe todo um regramento acerca do tema e que está previsto tanto na legislação de transporte quanto na legislação de trânsito. Abordaremos a seguir alguns aspectos legais previstos nesta última.
2- A esfera pública é concebida por Habermas como o espaço social no qual os cidadãos podem apresentar argumentos para um debate público visando o bem comum. Nesse espaço, a religião possui uma força argumentativa capaz de proporcionar influências na formação de opinião e da vontade política dos cidadãos.
3-diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.
4- Cada princípio de composição fundamental e inegável de um sistema religioso ou religião. Às vezes o caráter de verdade de uma afirmação se baseia na tradição dos antepassados, ou na palavra de um profeta ou de um livro sagrado crido como palavra de Deus.
5- Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito; Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
6-O artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) afirma que “toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum.
7- Mesmo com maioria católica, o país é oficialmente um Estado laico, ou seja, adota uma posição neutra no campo religioso, busca a imparcialidade nesses assuntos e não apoiando, nem discrimina nenhuma religião.
1) O Estado pode ser visto como um dos principais condutores dos destinos coletivos. Isso ocorre porque o Estado define regras gerais de convivência (nas leis) e fornece direitos e deveres para todos os cidadãos.
Qual a finalidade da condução do destino coletivo?
A condução do destino coletivo serve para equilibrar as relações existentes em nossa sociedade.
Na realidade, isso quer dizer que a condução dos destinos coletivos pode ocorrer com base na aceitação das regras que são impostas para toda a coletividade de pessoas.
Sendo assim, o Estado define regras que são importantes para o destino de toda a coletividade de pessoas.
Aprenda mais sobre o tema condução dos destinos coletivos em:
https://brainly.com.br/tarefa/39584374
2) Na esfera pública, a religião contribui com diferentes modelos de vida que ajudam na formação de uma sociedade mais pacífica.
O que é Conhecimento Religioso?
O Conhecimento Religioso é uma área do conhecimento que se baseia nas crenças em seres superiores. Nesse sentido, as religiões possuem livros sagrados (com valores éticos e morais) e outros símbolos religiosos que ajudam na orientação do comportamento de cada fiel.
Aprenda mais sobre o tema religião em:
https://brainly.com.br/tarefa/14054616
3) A palavra diversidade traz o seguinte significado: conjunto de fenômenos sociais, culturais e religiosos que são diferentes e contribuem para a formação de uma sociedade cada vez mais plural.
O que é diversidade cultural?
A diversidade cultural representa as múltiplas culturas presentes em nossa sociedade. Nessa dimensão da realidade, podemos compreender que cada região do país possui diferentes hábitos, crenças, valores e costumes.
Aprenda mais sobre o tema diversidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/1956691
4) A verdade religiosa representa um ponto de vista inquestionável que a religião tem sobre a realidade humana. Nesse sentido, a verdade religiosa não pode ser combatida pelos fieis de uma determinada religião.
Como exemplo de verdade religiosa presente no Cristianismo, podemos citar: Deus (ser superior) é o criador de todas as coisas.
Aprenda mais sobre o tema verdade religiosa em:
https://brainly.com.br/tarefa/337960
5) Sim. E isso ocorre por causa dos diferentes tipos de conhecimentos que são compartilhados na sociedade em que vivemos.
São tipos de verdades:
- Científica - que é baseada em estudos, testes de hipóteses e apresentação de resultados que podem comprovar ou refutar uma tese;
- Religiosa - que é baseada nas crenças em seres superiores e fenômenos sobrenaturais inexplicáveis aos olhos humanos.
Aprenda mais sobre o tema tipos de verdades em:
https://brainly.com.br/tarefa/4846844
6) A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) diz que a liberdade de religião e a liberdade de opinião são Direitos Humanos que devem ser garantidos e respeitados pelos Estados.
Nessa dimensão da realidade, cada ser humano tem o direito de expor suas ideias (sem ferir os direitos das outras pessoas) e de escolher uma determinada religião.
Aprenda mais sobre o tema Direitos Humanos em:
https://brainly.com.br/tarefa/2685792
7) O Estado laico é aquele que não interfere nos assuntos religiosos e nas escolhas individuais relacionadas à religião. Na prática, isso quer dizer que o Estado laico garante o direito à liberdade de consciência e de crença.
O Brasil, por exemplo, é considerado um Estado laico. A fundamentação legal é dada pelo Art. 5º, VI da Constituição Federal (1988). Esse dispositivo legal diz que a liberdade de consciência e de crença (ideologia religiosa) é considerada inviolável.
Aprenda mais sobre o tema Estado laico em: https://brainly.com.br/tarefa/28310105
Força e Honra!