• Matéria: Filosofia
  • Autor: celsinhopositivesyst
  • Perguntado 4 anos atrás

3. Homero escreveu duas epopeias determinantes para a tradição literária do Ocidente, a Ilíada e a Odisseia. Sobre a segunda narrativa, podemos afirmar que:
A. As repetições constantes do texto devem-se à sua aproximação com a tradição oral.
B. O herói do poema, Ulisses, é reconhecido por sua enorme força e bravura no combate.
C.A Odisseia conta os perigos enfrentados por Ulisses ao longo de sua viagem de volta para Ítaca. Ele imagina como deve estar sua família em casa, mas o destino dessa viagem é um mistério até a sua chegada.
D. Homero levou cinco anos para acabar de escrever Odisseia – muito menos do que a Ilíada, que lhe tomou 10 anos para finalizar.
E. Os deuses gregos não interferem na jornada de Ulisses, herói e único responsável pelo seu destino.

Respostas

respondido por: gabriellydasil16
0
Sinopse

Ulisses, herói grego conhecido pelos seus dons de raciocínio e discurso, tenta navegar até casa depois da vitória na guerra de Troia. Atormentado por Poseidon, deus dos mares, e protegido por Atena durante toda a jornada, enfrenta vários obstáculos e perigos, tentando voltar para Ítaca e para os braços da mulher, Penélope.

Atenção: a partir deste ponto, o artigo contém revelações sobre a narrativa.

Estrutura da obra

A Odisseia é um poema épico, ou seja, uma composição poética que narra a história de um povo, valorizando os seus feitos. Os textos deste gênero literário eram criados com o intuito de serem recitados e transmitidos através da oralidade, conquistando a atenção e despertando as emoções dos ouvintes.

Uma vez que eram escritos para serem interpretados em público, estes poemas se focavam bastante no ritmo. Dividida em 24 cantos, a Odisseia é composta por 12 mil versos hexâmetros, de 13 a 17 sílabas, que variam entre as longas e as breves da língua grega.

A obra é considerada uma das primeiras epopeias (sinônimo de "poema épico"), com um narrador que exalta as conquistas e os atos de bravura de um herói ou povo, reproduzindo lendas da tradição oral.

Em termos de organização do poema, podemos identificar três grandes passagens. A primeira, conhecida por Telemaquia (cantos I a IV), narra as interações da deusa Atena com o jovem Telémaco, que procura guiar durante a ausência do pai. Logo no começo, podemos conhecer o palácio onde Penélope resiste às investidas dos pretendentes.
respondido por: anacaroline18nascime
4

Resposta:

A) As repetições constantes do texto devem-se à sua aproximação com a tradição oral.

Explicação:

Por que esta resposta é a correta?

Provavelmente, as histórias da Odisseia já existiam em fragmentos na cultura oral. Essa herança oral permaneceu nos textos.


lenaanizia: CORRETO
Perguntas similares