(VALENDO 40 PONTOS RESPONDA APENAS SE SABER A RESPOSTA)
* Em relação ao Planeta Terra e seus movimentos Caracterize o que são:
1 - A Rosa dos Ventos
2 - Orientação pelo Sol
3- Paralelos
4- Meridianos
5 - Zonas climáticas
6 - Solsticios de Verão
7- Solstícios de Inverno
8- Limites Teóricos
9- Limites práticos
10- Comente com suas próprias palavras como se caracteriza os fusos horários brasileiros.
Respostas
Resposta:
Ela indica as direções conhecidas como pontos cardeais (Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O)), os pontos colaterais (nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste) e os pontos subcolaterais. Por meio da rosa dos ventos, situamos o espaço representado em relação à Terra e a outros espaços dela.
O significado dos pontos cardeais
Norte (N) - Marca a direção do Pólo Norte geográfico da Terra. Existem dois sinônimos: setentrional e boreal. O referencial astronômico mais importante é a Estrela Polar.
Sul (S) - Marca a direção do Pólo Sul geográfico da Terra. Existem dois sinônimos: meridional e austral. O referencial astronômico mais conhecido é o Cruzeiro do Sul.
Leste (L) - O referencial aproximado é o "nascer do Sol". Como a Terra gira de oeste para leste, visualiza-se o nascente a leste. Durante o dia, tem-se a impressão de que o Sol cruza o céu de leste (onde nasce) para oeste (onde se põe), constituindo o movimento aparente do Sol. O sinônimo mais conhecido é a palavra oriente.
Oeste (O) - O referencial aproximado é o "pôr do Sol". O sinônimo mais difundido é a palavra ocidente. Os pontos cardeais não são suficientes para nos orientarmos com precisão sobre a superfície da Terra e, por essa razão, é necessário utilizarmos também os pontos colaterais e os subcolaterais, que se situam entre dois pontos cardeais.
Pontos Colaterais
• NO/NW - entre o oeste e o norte, há o ponto colateral noroeste.
• SE/SW - entre o oeste e o sul, há o ponto colateral sudoeste.
• SE - entre o leste e o sul, há o ponto colateral sudeste.
• NE - entre o leste e o norte, há o ponto colateral nordeste.
Pontos Subcolaterais
ENE: leste-nordeste
ESE: leste-sudeste
SSE: sul-sudeste
NNE: norte-nordeste
NNO/NNW: norte-noroeste
SSO/SSW: sul -sudoeste
OSO/WSW: oeste-sudoeste
ONO/WNW: oeste-noroeste
Explicação:
Resposta:
1-Rosa dos ventos é um desenho que serve de instrumento para a navegação geográfica, utilizada para auxiliar a localização de determinado corpo ou objeto em relação a outro.
2-Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas. Por meio da observação dos mesmos era possível chegar ao destino planejado. A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás da mesma e consequentemente, o oeste se encontra na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
3-Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte.
4-Os meridianos representam as linhas imaginárias traçadas verticalmente sobre o globo terrestre. Nesse sentido, ao contrário do que acontece com a Linha do Equador, não existe uma zona de iluminação mais acentuada, não havendo, portanto, um “centro” da Terra. Eles são utilizados para medir as longitudes, que variam de -180º a 0º a oeste e de 0º a 180º a leste.
5-Zona climática são divisões dos climas da Terra em zonas climáticas gerais de acordo com a temperatura média e a precipitação média.
6-O solstício de verão é um evento astronômico em que a Terra recebe a maior quantidade de raios solares e são, consequentemente, o dia mais longo e a noite mais curta do ano.
7-Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do Inverno.
8-O limite teórico diz a respeito a divisão de fusos horário (24 fusos horários de 15° cada um que equivale 1 hora) que é o horário legal.
9-Olimite prático diz a respeito ao horário oficial, não formado pelas linhas retas e sim pelos territórios, quer países estados ou províncias.
10-Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras. Essa diferença na demarcação do horário deve-se, sobretudo, à extensão no sentido Leste-Oeste que o país possui, além da existência de algumas ilhas no Oceano Atlântico pertencentes ao Brasil.
Espero ter ajudado! : )