• Matéria: História
  • Autor: flaviasz97
  • Perguntado 4 anos atrás

Podemos dividir o processo da revolução francesa em quatro fases:
I. Assembleia Nacional Constituinte
II. Monarquia constitucional
III. Convenção nacional (República)
IV. Diretório

Relacionamos abaixo acontecimentos relativos às diferentes fases. Com base no seu estudo do capítulo, identifique a qual fase cada excerto se refere.

a) O rei francês Luís XVI aliou-se aos reis da Áustria e da Prússia. As monarquias vizinhas à França resolveram organizar uma invasão e restabelecer a monarquia absolutista.
Fase:

b) Em 14 de julho de 1789, diversos parisienses tomaram as ruas da capital francesa saqueando depósitos de armas e de alimentos, assim que souberam que o rei mandaria reprimir a assembleia.
Fase:

c) Os girondinos restabeleceram o sufrágio censitário, liberalizaram os preços dos alimentos e estabeleceram uma árdua proteção da propriedade.
Fase:

d) Três grupos políticos começaram a se destacar: os girondinos, os jacobinos e as planície.
Fase:

e) Em 4 de agosto de 1789, o que restava do modelo feudal na França chegou ao fim: foram abolidos a servidão, os dízimos e os privilégios do clero e da nobreza.
Fase:

f) O rei Luís XVI, ao ter sua traição conhecida pela população, fugiu acompanhado de sua família, mas foi reconhecido e preso. Foi julgado, condenado e guilhotinado em 1793
Fase:

g) Após a vitória contra a Monarquia, foi eleita uma assembleia encarregada de elaborar uma nova Constituição. A primeira ação dessa convenção foi proclamar a república.
Fase:

URGENTE!!


Anônimo: To na mesma?
Anônimo: Prof. dionizia?

Respostas

respondido por: leal4683
49

Resposta:

a) monarquia constitucional.

b) assembleia nacional constituinte.

c) diretório.

d) convenção nacional (República).

e) assembleia nacional constituinte.

f) monarquia constitucional.

g) conversão nacional (República)


MrsMidnightowo: te amo, vlw cara!
respondido por: eduardospagnolo
5

Sobre o processo da Revolução Francesa, podemos dividir em quatro fases:

I. Assembleia Nacional Constituinte

No dia 9 de julho de 1789, o Terceiro Estado, formado por burgueses e classe trabalhadora rural e urbana, se dissolveram para criar a Assembleia Nacional Constituinte, com a adesão de alguns nobres e membros do clero.

Sua principal criação foi a "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão" onde foi considerado que todos homens eram iguais perante a lei e prezavam pelo direito da propriedade privada, dando o fim a servidão em troca de terras.

A Assembleia Nacional Constituinte também criou a "Constituição Civil do Clero" onde ficava marcado o confisco de bens da Igreja e o fim dos dízimos e privilégios do clero.

Em 14 de Julho, após a ameaça do rei Luís XVI de dissolver os Estados Gerais, o Terceiro Estado vai tomar as ruas saqueando o Arsenal dos Inválidos e vão dar início da Revolução Francesa causando a emblemática Queda da Bastilha, onde ficavam os prisioneiros da realeza.

II. Monarquia constitucional

A monarquia constitucional foi formada em 1791, onde o monarca Luís XVI ainda possuía seu cargo, porém com poderes limitados. Vai ser nesse período que ele tentará um golpe na Assembleia Nacional Constituinte, se aliando a governantes prussiano e austríacos.

Porém seus planos são descobertos e o povo, junto do exército invade o palácio de Tulherias para ordenar a prisão imediata do rei pela Assembleia Nacional Constituinte, e o fim da monarquia constitucional.

III. Convenção nacional (República)

A "Convenção Nacional" vai ser o período em que os partidos políticos vão ganhar mais força. Existiam três facções políticas:

  • Girondinos: representados pela burguesia mercantil, e queriam a instauração de uma república liberal.

  • Jacobinos: representados pela pequena burguesia e acreditavam no aprofundamento da revolução.

  • Planície: que pretendiam unir os jacobinos e girondinos para salvar a revolução.

No decorrer do processo da Convenção Nacional foi proclamada a república na França, no ano de 1792.

Foi no período da Convenção que foram descobertos documentos comprovando a tentativa de golpe do Luís XVI com ajuda dos governantes austríacos e prussianos, o que levou à pena de morte do monarca pela guilhotina em praça pública, em 1793.

IV. Diretório

O Diretório foi o período onde ficou marcado pela hegemonia dos girondinos no poder da França, onde implantaram uma república moderada.

Com o diretório, foi marcado a transição do sistema feudal para o capitalista, com a árdua proteção da propriedade.

Resolução das Questões Sobre Processos da Revolução Francesa:

  • A)  II. Monarquia Constitucional

  • B) I. Assembleia Nacional Constituinte

  • C) IV. Diretório

  • D) III. Convenção Nacional (República)

  • E) I. Assembleia Nacional Constituinte

  • F) III. Convenção Nacional (República)

  • G) III. Convenção Nacional (República)


Saiba mais sobre "Revolução Francesa" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2655336
#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares