1. Que relação se pode estabelecer entre esse discurso de Vargas e a Constituição de 1937?
a) Getúlio Vargas propõe, no discurso, a formação de um trabalhador ordeiro e disciplinado; e a Constituição de 1937 proíbe as greves e manifestações e garante ao Estado o controle dos sindicatos.
b) Getúlio Vargas mostrou que iria manter em seu governo o poder das oligarquias rurais, sem dar atenção aos pedidos e necessidades dos trabalhadores. Os coronéis ampliaram seu poder, dominando cada vez mais a população.
c) Getúlio Vargas defendeu, no discurso, que os trabalhadores não devem obedecer a nenhuma lei ou ordem do governo, fazendo uma revolução e tomando o poder, criando um governo dos trabalhadores.
d) Getúlio Vargas ofereceu aos trabalhadores a chance de não serem presos por casos de desrespeito à lei ou desordem, pois a Constituição de 1937 dava totais garantias de liberdade de expressão aos trabalhadores em geral.
Respostas
A afirmativa correta é a letra a) Getúlio Vargas propõe, no discurso, a formação de um trabalhador ordeiro e disciplinado; e a Constituição de 1937 proíbe as greves e manifestações e garante ao Estado o controle dos sindicatos.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Podemos citar que uma das principais medidas tomadas por Getúlio Vargas foi a Constituição de 1931, que fechou o congresso do país e institucionalizou o voto secreto.
No ano de 1937, Vargas realizou um discurso a respeito da Constituição de 1937, visto que o então presidente propôs a formação de um trabalhador disciplinado e proibir as greves e manifestações.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!