• Matéria: Ed. Física
  • Autor: anna3d74
  • Perguntado 4 anos atrás

Como podem ser divididas estas substâncias proibidas segundo diretriz criada pela Sociedade Brasileira de Medicina no Esporte?

Respostas

respondido por: dahyunn
2

Resposta:

As substâncias proibidas para os atletas dividem-se em cinco classes farmacológicas estimulantes, narcótico analgésicos, anabolizantes, diuréticos e hormônios.

Estimulantes: substâncias que exitam e alteram o metabolismo,como a cafeína,o crack e as anfetaminas.isso não significa que os atletas não podem tomar café para cada substância,o COI (comitê olímpico internacional)estabelece uma quantidade tolerável. Acima desses valores,o atleta sofre punições que podem chegar a perda de uma medalha ou posição.

Nartico-analgesicos: substâncias que dopam e relaxam o atleta geralmente, são utilizados para amortizar a dor como a morfina e a heroína.

Agentes anabolizantes:Há dois tipos de anabolizantes -os esteroides e os beta-2 agonistas.sao exemplos de esteroides a testosterona e seus derivados a bolasterona androstenetiona,a noratrondolona,entre outros agentes.Os beta-2 agonistas têm como exemplo o foneterol,o formoterol,o salbutamol e a terbutalina.

Diuréticos:Essas substâncias são especialmente proibidas quando adiministradas por injeção na aveia.

Hormônios:O uso de hormônios,como o IDH(conhecido como hormônio de crescimento)e outros que alteram o desenvolvimento físico, e totalmente proibido aos competidores olímpicos

Explicação:

espero ter ajudado:) e desculpa se tiver algum erro de ortografia

Perguntas similares