uma das principais características da crônica é retratada geralmente temas contemporâneos a uma crônica lida foi escrita há mais de 100 anos você acredita que o tema abordado atual sua resposta? mi ajudem por favor!
Respostas
Resposta:
Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto.
Por ter um texto mais simples e ser utilizada para descrever fatos do cotidiano, a crônica facilita a aproximação do leitor, como uma conversa entre amigos, tornando a leitura leve e divertida. Em geral, as crônicas tratam de temáticas comuns sobre assuntos que estão na “boca do povo”, apresentando uma crítica de forma objetiva, sem muitos detalhes e, muitas vezes, fora dos padrões textuais que estamos acostumados.
Em resumo, a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos e, embora não seja uma regra, a crônica relata de forma diferenciada as ocorrências, seja de forma artística, em tom crítico ou com humor.
Quais as características da crônica?
Por tratar de assuntos cotidianos e factuais, a crônica tem “vida curta”. Isso quer dizer que o assunto em pauta hoje não será o mesmo de amanhã, aspecto similar ao jornalismo, já que os dois buscam inspiração nos acontecimentos do dia a dia.
Geralmente, as crônicas apresentam linguagem simples e espontânea, situada entre a linguagem oral e a escrita. Isso contribui para que o leitor se identifique com o cronista, que acaba se tornando o porta voz daquele que lê. Veja quais são as principais características da crônica:
Escrita em textos curtos e de fácil compreensão;
Possui linguagem despojada e simples;
Narra situações do cotidiano;
O uso de poucos personagens (às veze, nenhum);
Caráter crítico sobre comportamentos e situações;
O uso do humor crítico, irônico e sarcástico;
Segue um tempo cronológico determinado.
Para que serve uma crônica?
Por ter caráter jornalístico e apresentar textos que narram e refletem o cotidiano, as crônicas servem para fazer uma crítica com a intenção de causar reflexão no leitor sobre determinado assunto. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas por todos.
Tipos de crônica
Crônica descritiva
Como o próprio nome já diz, a crônica descritiva expõe de forma mais detalhada os atributos de pessoas, animais ou objetos. Em geral, é um artigo descritivo sobre situações corriqueiras com uma linguagem dinâmica e conotativa, dando características sobre o local e/ou personagens que aparecem.
Crônica narrativa
A crônica narrativa apresenta elementos da narração em sua estrutura, que pode ser feita na 1ª ou 3º pessoa do singular. Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual.
Nessas crônicas não há longos trechos reflexivos ou argumentativos. Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço. Suas principais características são humor, ação e crítica.
Crônica dissertativa
A apresentação explícita da opinião do autor sobre determinado assunto do cotidiano é a principal característica desse tipo de crônica, que pode ser escrita em 1ª do singular ou 3ª pessoa do plural.
Crônica narrativo-descritiva
Apresenta características narrativas e descritivas de maneira intercalada no decorrer do texto, com acontecimentos retratados em uma sequência temporal.
Crônica humorística
A crônica humorística utiliza a ironia, o humor e o sarcasmo para tratar assuntos que impactam a sociedade, como por exemplo, política e economia. O uso da ironia, de comparações inusitadas ou a utilização de temas cômicos são algumas das técnicas usadas pelos cronistas.
Para atingir esse grau de comédia, cada cronista adota um estilo particular – há aqueles que usam da ironia para marcar sua linguagem, há outros que abordam assuntos cômicos por natureza, ou ainda os cronistas que constroem discursos engraçados por meio de associações inusitadas. Quanto mais original e criativa, melhor será a crônica.
Crônica lírica
A crônica lírica apresenta uma linguagem poética e metafórica que demonstra emoções como nostalgia, saudade e paixão. Ou seja, o texto escrito deve expressar sentimentalismo.
Crônica poética
Podemos dizer que a crônica poética flerta com o literário, pois apresenta versos poéticos em forma de crônica, expressando sentimentos e reações de um determinado assunto.
Crônica jornalística
Esse tipo de crônica mistura tipologias textuais narrativa e argumentativa, apresentando notícias ou fatos baseados no cotidiano. Então, a crônica jornalística pode ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos – em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles – e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado.
Explicação: