1) Cite povos antigos que deram origem a crença no politeísmo (crença em vários
deuses):
2) Cite povos antigos que deram origem a crença no monoteísmo (crença em um
único Deus)
3) Cite características de Deus na visão monoteísta:
4) Leia a Poesia: Orar como quiser, e registre no seu caderno, práticas de comunicação
com as divindades:
Respostas
Resposta:
1) os povos do Egito e da Grécia antiga
2) os hebreus eram monoteístas
3) Deus é o criador do todo universo
4) preciso da poesia
Explicação:
Resposta:
1- Politeísmo é a crença em muitos deuses ou sua adoração. Resulta de crenças em espíritos, demônios e forças sobrenaturais, definidas vagamente em crenças como o animismo, totemismo e culto aos ancestrais. As forças sobrenaturais são organizadas e personificadas em uma família cósmica que é o núcleo do sistema de crenças de um povo ou etnia. O politeísmo se espalhou pelo mundo antigo e em muitas culturas antigas existiu a prática do politeísmo e seus deuses tinham características humanas (antropomorfismo) e funções específicas, como na Grécia e Roma antigas, onde havia um intrincado sistema mitológico e diversas divindades que interferiam nas atividades humanas (mitologia grega): Zeus, Hera, Palas-Atena, Poseidon, Ares, Apolo, Afrodite etc. O Império Romano assimilou o politeísmo grego e de outras culturas que conquistara (mitologia romana): Júpiter, Juno, Minerva, Netuno, Marte, Apolo, Vênus. No Egito antigo os deuses tinham formas híbridas de objetos da natureza, animais e humanos num sistema de crenças bem desenvolvido e que era a base de sua cultura. Os faraós eram as personificações de deuses na terra e seus deuses eram o sol (Amon-Rá), a fertilidade (Isis), a fecundidade (Osíris) e outros.
2- Além das religiões citadas acima há exemplos de monoteísmo em alguns períodos da História.
No Egito, o faraó Akenaton, pai de Tutancâmon, tentou estabelecer o culto de um único deus, durante o seu reinado.
O profeta Zaratustra, também conhecido como Zoroastro, sistematizou o monoteísmo, na Pérsia (atual Irã). Trata-se de uma religião que defende as escolhas entre o Bem e o Mal, a existência do Paraíso, da ressurreição, na vinda de um messias. Ainda há remanescentes de comunidades zoroastristas na Índia.
Durante o Império Romano, o imperador Constantino tenta apaziguar cristãos e pagãos instituindo o culto ao Deus-Sol, o qual o dia de adoração seria domingo.
Os Yazidís, que pertencem a etnia curda, são uma uma comunidade pré-islâmica que vive no Iraque. Também adoram um único deus, cujo representante na terra seria Melek Taus.
3- Segundo as estatísticas, as religiões monoteístas são as que concentram o maior número de adeptos.
O judaísmo conta com cerca de 10 a 18 milhões de pessoas, o islamismo com 1,6 bilhões de fiéis e, finalmente, o cristianismo concentra 2,2 bilhões de crentes.
4- CONTATO COM A DIVINDADE
Segundo o cristianismo, a essência de Deus é a comunicação. Comunicando, Ele se revela aos seres humanos ao longo dos tempos. E o lugar por excelência desta comunicação de Deus são as Sagradas Escrituras. Ao longo dos textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento Deus vai se comunicando com os homens e ao se comunicar vai se revelando. Revelar-se é tirar o véu, é dar a conhecer.
A comunicação de Deus atinge o seu ápice em Jesus Cristo, a perfeita revelação de Deus. Ele é a Palavra de Deus encarnada, a mesma palavra usada por Deus na criação. Ele é o “faça-se” de Deus. Mas novamente Deus toma a iniciativa de se comunicar, de restabelecer a ligação e age salvando os seres humanos, não poupando o seu próprio Filho, entregando-o à morte para nos resgatar.
botam como melhor resposta por favor