Respostas
Resposta:
O que é Coronavírus?
Coronavírus é, na verdade, um grupo de vírus respiratórios. O nome se deve a sua aparência, semelhante à de uma coroa. No caso desta nova pandemia, o nome oficial do micro-organismo é Sars-CoV-2 e a doença provocada por ele é a COVID-19. Porém, para facilitar o entendimento e por já ter sido difundido pela população, vamos usar o termo coronavírus.
Em dezembro de 2019, foram registrados os primeiros casos desse novo coronavírus na cidade de Wuhan, na China. Acredita-se que o vírus tenha se originado em um mercado local da cidade, onde existe um grande número de animais comercializados, parte deles de forma ilegal, o que favorece contaminações.
Como Wuhan é uma cidade muito grande, contando com cerca de 11 milhões de pessoas, o vírus logo se espalhou e começou a ser registrado em vários locais da China. Temendo uma grande epidemia, o governo local isolou a cidade e restringiu viagens pelo país.
Mesmo assim, o micro-organismo conseguiu atravessar as fronteiras chinesas, indo parar em vários cantos do continente asiático, atingindo países como a Coreia do Sul e o Japão. Além da doença, os japoneses ainda estão preocupados com a realização das Olimpíadas de 2020, evento que estava marcado para o mês de julho, em Tóquio. O governo teve que adiar o evento para 2021 e mesmo assim não tem certeza de sua realização.
Além das nações asiáticas, a doença logo se espalhou pela Europa fazendo um grande número de vítimas na Itália, Reino Unido e Espanha. Pouco tempo depois, chegou na América. Os Estados Unidos e o Brasil foram os países mais atingidos no continente.
Uma das características deste coronavírus é o fato de ele se espalhar com facilidade e, muitas vezes, antes mesmo de o infectado começar a sentir sintomas. Para se ter ideia, seus efeitos podem ser sentidos em até duas semanas após a contaminação.
Os sintomas do coronavírus são bem parecidos com os de uma gripe. Porém, por ser mais agressivo, eles são um pouco mais fortes. Entre os sintomas estão a tosse seca, febre, falta de ar, dor de cabeça, falta de paladar e diarreia. Idosos, pessoas com problemas respiratórios ou que possuem outro tipo de comorbidade são as principais vítimas dessa nova doença. Ao mesmo tempo, isso não impediu que pessoas consideradas saudáveis também morressem vítimas da COVID-19.
Uma das maiores preocupações das autoridades governamentais e da OMS era a de que o coronavírus se transformasse em uma pandemia, algo que acabou ocorrendo.
Explicação: Espero ter te ajudado! ^^
Poderia marcar como melhor resposta? Iria me ajudar muito! Obrigada
Resposta:
Atualmente, o Brasil tornou-se um dos países onde há uma maior contaminação, tendo em vista a forma que está sendo aplicada as formas de proteção. O número de morte vêm crescendo gradativamente, assustando a sociedade e o governo.
Segundo o R7.com o estado do Rio Grande do Sul registrou em março as mortes de 15.736 pessoas, mais de duas vezes os óbitos registrados no mesmo mês nos dois anos anteriores.
Através de evidências, pode-se analisar também o descuido da população, efetuando festas e encontros, descumprindo a ordem do governo de distanciamento social, proliferando o vírus.
Diante disso, cabe ao povo respeitar o afastamento social, divulgar os cuidados e os efeitos colaterais do vírus, tentando trazer a consciência os riscos. Os cuidados são necessários para a saúde.
Explicação:
espero que tenha ficado bom pq fiz bem rápido