Respostas
Resposta:
O cérebro possui diversas formas de intervir na saúde física e na expressão de sintomas, a saber:
Explicação:
Sistema cardiovascular: o cérebro controla (via Sistema simpático e parassimpático) a frequência cardíaca, o ritmo, a contração cardíaca e a pressão arterial.
Sistema endocrinológico (hormônios): o cérebro gerencia a secreção de diversos hormônios. Dentro dele fica a glândula Hipófise (chamada de maestra), que controla o funcionamento de outras glândulas, tais como: tireoide, ovários e adrenal. O sistema nervoso pode alterar a secreção em diversas ocasionais, apresentando mais uma via de impacto físico baseado em sua condição psíquica.
Sistema gastrointestinal: o cérebro comanda o funcionamento do estomago e intestino. É muito comum sintomas gástricos e intestinais em de compensações psíquicas.
Sistema imunológico: o sistema nervoso central também impacta positiva ou negativamente no sistema imunológico. Em fase de maior estresse, por exemplo, a imunidade pode cair e facilitar as infecções virais, como resfriados, diarreias e reativação do herpes.
Comportamento: aqui está a principal alça de intervenção da mente na saúde física. O cérebro é o grande tomador de decisões, é o órgão responsável pelas nossas escolhas. Uma mente adoecida gera comportamentos disfuncionais. Gerencia mal o tempo, faz escolhas alimentares e de hábito menos saudáveis. Por isso que a saúde global exige uma psique saudável, escolhas ruins, percepção ruim e estratégias ruins levam a um risco maior de adoecimento. A obesidade, por exemplo, os abusos de substancias, a á aderência a medicamentos, a dificuldade de gerenciamento do sono, etc. Todos são ótimos exemplos de escolhas e comportamentos patológicos que refletem diretamente na saúde física.