Respostas
os historiadores da filosofia dizem que ela tem data e local de nascimento: VII a.C. início do século VI a.C.,na cidade de Mileto, uma colônia grega no território da atual Turquia. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto(c.624 a.C.-c. 546 a.C.), porque foi o primeiro a afirmar que a razão pode conhecer a causa da origem, permanência e transformação de todas as coisas. Além de ter data e local de nascimento e seu primeiro autor, a filosofia apresenta um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia .
Em suas viagens, os gregos entraram em contato com os conhecimentos de povos como os egípcios, persas, babilônios, assírios e caldeus. Os poetas Homero e Hesídeo elaboraram a mitologia grega antiga como elementos dos mitos e religiões desses povos das culturas que existiram na Grécia em tempos anteriores. Essa mitologia seria posteriormente transformada pelos filósofos.
os gregos imprimiram mudanças Profundas ao que receberam de outros culturas. Dessas mudanças vale mencionar quatro:
1. com relação aos mitos: os poetas gregos retiraram os aspectos aprovantes e monstruosos dos deuses e do início do mundo; humanizaram os deuses, divinizaram os homens; deram alguma nacionalidade a narrativas sobre as origens das coisas, das pessoas e das instituições humanas (como trabalho as leis a moral).
2. com relação aos conhecimentos: os gregos transformaram em ciência (isto é, um conjunto de conhecimentos racional, abstrato e universal) aquilo que eram elementos de uma sabedoria prática. Assim, transformaram em matemática o que os egípcios para praticavam como agrimensura para medir, contar e calcular os terrenos após as cheias do Rio Nilo; transformaram em astronomia (em estudo da origem, posicao e movimentos dos astros) astrologia praticada por caldeus e babilônios com adivinhação e previsão de futuro, transformaram em medicina aquilo que? nas culturas precendentes, eram praticadas de grupos religiosos secretos para a cura misteriosa das doenças.
3. com relação à organização social e política: os gregos inventaram não apenas a ciência ou a filosofia, mas também a política. As demais sociedades conheciam e praticavam a autoridade e o governo, mas não a política propriamente dita, porque não separavam poder político de duas outras formas de autoridade: O poder privado do chefe de família e o poder religioso do sacerdote ou mago. Ou seja, nas sociedades não gregas, o poder e o governo eram exercidos com autoridade absoluta da vontade pessoal e arbitrária de um só homem ou de um pequeno grupo de homens, que possuíam o poder militar, religioso e econômico e decidiram sobre tudo, sem consultar ou se justificar a ninguém.
pode-se izer que os gregos inventaram a política porque: a) tomavam as decisões com base as discussões e debates públicos e as adotavam ou revogavam por voto em assembleias públicas; b) estabeleceram instituições públicas (tribunais, assembleias públicas, separação entre a autoridade do chefe de família e autoridade pública, entre autoridade política-militar e autoridade religiosa); c)sobretudo, criaram a ideia da lei da justiça como expressões de vontade coletiva pública, e não com a imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades.
4. com relação ao pensamento: diante da herança recebida, os gregos inventaram a ideia de razão como um pensamento sistemático que segue regras, normas e leis universais.
tirado do livro didático de iniciação à Filosofia-ensino médio
ea- editora ática
espero que ajude. Bons estudos!!!