O potencial de membrana normal é de -90 milivolts (mV), isso ocorre pelo equilíbrio de íons dentro e fora da célula, no qual o K+ em grande concentração está localizado no interior celular e o NA+ no meio extracelular. Quando os íons de NA+ atravessam a membrana e se difundem ao interior celular, carregam consigo cargas positivas, levando a polaridade negativa da célula para a positividade. Após estes eventos, os neurônios, que são células altamente especializadas, exercem a função de processamento e transmissão de informações, por meio das sinapses.
BARRETT, K. E. et al. Fisiologia médica de Ganong. AMGH Editora, 2014.
Sobre as afirmativas abaixo referentes ao conteúdo de neurociência, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Íons de sódio (Na+) e potássio (K+) são essenciais para a propagação de potenciais de ação, os quais promovem polarização, despolarização e/ou repolarização da membrana celular.
( ) Sinapses químicas dependem de inúmeros eventos, começando com a chegada de um potencial de ação, seguido de eventos que resultarão na liberação de substâncias neurotransmissoras.
( ) Potenciais de ação são precursores das sinapses químicas, não sendo necessários durante uma sinapse elétrica.
( ) A despolarização da membrana é associada a entrada de potássio (K+) no meio intracelular, e a repolarização vinculada à saída de sódio (Na+) da célula.
( ) O íon cálcio (Ca++) participa das sinapses químicas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F, V.
Alternativa 2:
V, F, F, F, V.
Alternativa 3:
V, V, F, F, F.
Alternativa 4:
F, F, V, V, V.
Alternativa 5:
F, V, F, F, F.
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
VVFFV
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás