Em 28 de junho de 1914, durante visita a Sarajevo, na Bósnia, o arquiduque herdeiro do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, é assassinado por um estudante sérvio, Gavrilo Princip, membro de uma sociedade secreta ligada ao movimento nacionalista sérvio. O governo da Sérvia provavelmente não teve nenhuma responsabilidade no caso. No entanto, o governo e o Estado-Maior do Império Austro-Húngaro acreditam que é chegada a hora de aproveitar o pretexto para acertar definitivamente suas contas com a Sérvia.
Adaptado de Serge Berstein; Pierre Milza (Orgs.). História do século XX. Rio de Janeiro: Companhia Editora
Nacional, 2007. p. 79-80.
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.Leitura Avançada
(1 Ponto)
a) A invasão da Sérvia pela Alemanha foi justificada pelo assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Alemão.
b) A Sérvia visava, por meio do assassinato de Francisco Ferdinando, obter territórios na África, completando seu projeto imperialista.
c) A Primeira Guerra Mundial foi provocada exclusivamente pelo assassinato de Francisco Ferdinando, atacado por um fanático sérvio.
d) O Império Austro-Húngaro, visando derrubar o Império Alemão, assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando e deu início à Primeira Guerra Mundial.
e) A Primeira Guerra Mundial foi provocada principalmente pelas disputas políticas e econômicas existentes entre as grandes potências europeias.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
a letra d e a resposta correta
Explicação:
pq o homem que foi assasinado ele era uma pessoa muito importante e isso deu inicio a primeira guerra mundial
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás