• Matéria: Artes
  • Autor: outerbanksjj
  • Perguntado 4 anos atrás

escreva a respeito do
surgimento do Teatro na Grécia antiga, destacando de que maneira a religião se relaciona
com o seu surgimento, bem como a relação do teatro grego e a formação dos cidadãos da
pólis considerando a sua institucionalização pelo Estado.​

Respostas

respondido por: larathayna393
2

Resposta:

O teatro grego teve origem na Grécia Antiga, por volta do século V. a.C, onde havia o costume dos cultos e oferendas aos deuses gregos. Com função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio.

Com celebrações que duravam seis dias, nas festas dionisíacas havia procissões e ditirambos. Os ditirambos eram cantos líricos entoados com o auxílio de fantasias e máscaras. Pouco depois essas manifestações evoluíram para a forma de representação inteiramente cênica, dando origem ao teatro.

Fazia parte do teatro grego espetáculos de mímica, dança, música, e recitação de poesias. O teatro foi muito importante para a cultura grega. Especialmente cultivado em Atenas, essa arte se espalhou por toda a área de influência grega, desde a Ásia Menor até a Magna Grécia e o norte da África.

O teatro grego marcou a História Antiga, influenciando, inclusive, os povos romanos, que levaram essa arte para suas províncias, tornando-a uma referência para a cultura ocidental até hoje.

Ruínas do teatro de Mileto. (Foto: Wikipédia)

Os primeiros teatros gregos

Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio.

A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra. A área da orquestra era a área onde o coro realizava a sua interpretação, era circular em terra batida ou com lajes de pedra situada no centro das bancadas.

Havia também o cenário, formado por uma estrutura que tinha função inicial de servir como local onde os atores trocavam a roupa. O cenário ficava atrás da orquestra e, posteriormente, passou a representar a a fachada de um palácio ou de um templo. Na frente do cenário ficava o proscênio, onde os atores se apresentavam.

Entre os teatros gregos mais importantes estão: o Teatro de Epidauro, o Teatro de Dodona, o Odeon de Herodes Ático, o Teatro de Delfos, o Teatro de Segesta, o Teatro de Siracusa e o Teatro de Dionísio.

Contexto e características do teatro grego

Durante as celebrações dionisíacas, se realizavam concursos de autores, as pessoas dançavam e cantavam no templo do deus Dionísio, oferecendo-lhe vinho. A partir da evolução da festa dionisíaca, surgiram os diretores de coro, formado por organizadores das procissões que chegavam a reunir nas cidade até vinte mil pessoas.

Perguntas similares