A anexação da Crimeia a Rússia trouxe qual consequência para a Ucrania?
A) A Crimeia parou de contribuir com impostos, o que gerou crise econômica na Ucrânia em 2013.
B) Em disputa pelo território da Crimeia, a Rússia atacou a Ucrânia, deixando o território ucraniano destruído, o que gerou enorme crise econômica no país.
C) Cresceram as relações comerciais entre Rússia e Ucrânia, uma vez que a anexação foi uma parceria entre as duas nações.
D) A Rússia dificulta a passagem de navegação ucraniana, que depende do estreito de Kerch para escoar sua produção industrial.
E) Após a anexação da Crimeia à Rússia, a Ucrânia pôde aderir à União Europeia, pois havia rompido relações com a região contrária a tal parceria
Respostas
Resposta:
D) A Rússia dificulta a passagem de navegação ucraniana, que depende do estreito de Kerch para escoar sua produção industrial.
Explicação:
O Estreito de Kerch é a única ligação entre dois mares - o Mar Negro e o Mar de Azov. Só se consegue chegar aos dois portos mais importantes da Ucrânia, Mariupol e Berdiansk, por essa via marítima. A passagem é vital principalmente para Mariupol, no leste da Ucrânia, com suas duas indústrias metalúrgicas.
Desde a anexação da Crimeia, em 2014, a Rússia controla o estreito dos dois lados - o que dificulta o trânsito de embarcações ucranianas. As consequências do controle russo ficaram particularmente sensíveis depois da conclusão de uma ponte que liga a península ao território russo.
Isso agravou a situação, já que o FSB realiza controles em todos os navios que têm a Ucrânia como destino. Às vezes, as inspeções duram dias. Desde então, o volume de cargas vem caindo consideravelmente. O conflito em Donbass, região no leste ucraniano, traz mais problemas aos portos ucranianos.