A maneira como os Estados nacionais se organizam na contemporaneidade decorre, em grande medida, da composição dos governos, uma vez que estes são responsáveis pela gestão pública e estruturam desde processos burocráticos simples até as definições sobre o desenvolvimento de políticas públicas, incluídas aquelas afirmativas. As formas, os sistemas e regimes de governo são elementos caracterizadores destes. GIMENES, É, R. Estado, Governo e Políticas Públicas. Maringá: Unicesumar, 2018. Com base neste contexto, e sobre as características das formas de governo, analise as afirmativas a seguir: I. O chefe de Estado é um imperador ou rei. II. Poderes Executivo e Legislativo governam. III. Absolutismo e totalitarismo são exemplos. IV. Governo vitalício e hereditário, sem eleições. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3: I; II e IV apenas
Explicação:
I - Essa forma de governo é bastante antiga. Nela, o chefe de Estado é um monarca, que é chamado de rei/rainha, imperador/imperatriz, dentre outros títulos.
II - A organização do nosso país é feita em um regime democrático, ou seja, a população possui instrumentos legais para participar e interferir no funcionamento do governo. Uma das atividades necessárias para organizar as relações dentro de uma sociedade é a de criar regras/leis que organizem essas relações. No Brasil, quem faz isso no âmbito nacional, estadual e municipal é o Poder Legislativo.
IV - Monarquia é um sistema de governo em que o monarca, imperador ou rei, governa um país como chefe de Estado. O governo é vitalício, ou seja, até morrer ou abdicar. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca.
Resposta:
É correto o que se afirma na alternativas: (I, II e IV, apenas).
Explicação:
São formas de governo:
_ O chefe de Estado é um imperador ou rei
"...Em uma monarquia, o rei/rainha ou imperador/imperatriz ocupa o cargo de monarca e, geralmente, é chefe de Estado, podendo ser também chefe de governo. Essa variação vai depender, basicamente, do tipo da monarquia...".
_Poderes Executivo e Legislativo governam.
"...A Constituição Federal do Brasil determina que os três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, embora independentes, funcionem harmoniosamente. Embora, conceitualmente, o Poder Executivo faça executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo, o presidente da República pode iniciar o processo legislativo. O poder executivo (representado, por exemplo, pelo Presidente da República) fica encarregado de sancionar ou vetar o projeto de lei. O poder legislativo na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembleias ou câmaras...".
_Governo vitalício e hereditário, sem eleições.
"...Monarquia. Monarquia é um sistema de governo em que o monarca, imperador ou rei, governa um país como chefe de Estado. O governo é vitalício, ou seja, até morrer ou abdicar. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca...".
Espero ter ajudado!