Questão 1 - (PUC-RS)
Para responder à questão, leia o fragmento do conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato:
“Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados. Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças.
[...]
E tudo se esvaiu em trevas.
Depois, vala comum. A terra papou com indiferença aquela carnezinha de terceira – uma miséria, trinta quilos mal pesados...
E de Negrinha ficaram no mundo apenas duas impressões. Uma cômica, na memória das meninas ricas.
– “Lembras-te daquela bobinha da titia, que nunca vira boneca?”
Outra de saudade, no nó dos dedos de dona Inácia.
– “Como era boa para um cocre!...”
Considerando o fragmento anterior, é correto afirmar:
a) Em “Negrinha”, conto-título de livro de Monteiro Lobato, editado em 1920, o autor apresenta, de forma crítica e mordaz, o tratamento cruel a que é submetida a pequena escrava, maltratada até a morte.
b) Para o pré-modernista Monteiro Lobato, a infância é um período a ser celebrado pela alegria e vontade de viver, tema que anima o conto “Negrinha”.
c) Como escritor romântico, Monteiro Lobato cria a personagem Negrinha como aquela que dá alegrias a Dona Inácia, sua patroa, por estar sempre a seu lado.
d) Negrinha é uma das personagens mais marcantes da literatura infantil de Monteiro Lobato, o autor que inaugurou o gênero no Brasil.
e) No conto “Negrinha”, Monteiro Lobato relembra uma pequena companheira de infância, vizinha das terras de seu avô.
Respostas
coloquei imagem, pois, estava parecendo que era rude.
A alternativa correta sobre o conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato, é a letra A) Em “Negrinha”, conto-título de livro de Monteiro Lobato, editado em 1920, o autor apresenta, de forma crítica e mordaz, o tratamento cruel a que é submetida a pequena escrava, maltratada até a morte.
No conto apresentado, Monteiro Lobato acaba por relatar a cruel relação da menina escrava com sua patroa. Ela sofria muito, vivendo em condições miseráveis, até que acabou morta. Havia no conto uma visão determinista, que vinha do movimento naturalista do período. Com uma personagem fictícia, Monteiro acaba por ser crítico e mordaz.
O que era a escravidão?
Os escravos eram considerados e tratados como instrumentos de trabalho para a obtenção de lucros aos senhores (considerados donos dos escravos).
Leia mais sobre o escravismo em:
brainly.com.br/tarefa/194967