1 - (SIMADE) Os fragmentos de textos relacionam e contrapõem os temas da natureza e da cultura. É interessante observar que não falta ao Chimpanzé a mesma capacidade de observação e de invenção de uma criança no primeiro ano de vida, faltando-lhe, porém, a capacidade de comunicação. Assim sendo, cada observação realizada por um indivíduo chimpanzé não beneficia a sua espécie, pois nasce e acaba com ele. No caso humano, ocorre exatamente o contrário: toda a experiência de um indivíduo é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação. Assim sendo, a comunicação é um processo cultural. Mais explicitamente, a linguagem humana é um produto da cultura,mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral.
A relação de diferenciação entre natureza e cultura tem como aspecto fundamental o fato de
a) a cultura, como elemento distintivo da humanidade, nascer da singular capacidade humana de assimilação e comunicação.
b) a cultura, componente humano, ser processo de distanciamento e de ruptura do reino animal,superando os determinismos da natureza.
c) a evolução gradual da raça humana não conseguir anular nem mesmo minimizar a decisiva presença dos instintos na ação humana.
d) a natureza animal apresentar a capacidade criadora de símbolos como elemento comum aos homens e aos animais não humanos.
e) a natureza determina o que os seres são.
Respostas
RESPOSTA:
C) A evolução gradual da raça humana não consegue anular nem mesmo minimizar a decisiva presença dos distintos ação humana.
ESPERO TER AJUDADO!❤
Resposta:
Alternativa A;
Explicação:
A relação de diferenciação entre natureza e cultura tem como aspecto fundamental o fato de; Alternativa A:
A cultura, como elemento distintivo da humanidade, nascer da singular capacidade humana.
Tanto a natureza quanto a cultura fazem parte do ser humano, pois a natureza é tudo o que nasce, o inato, e a cultura é tudo o que se aprende ou se adquire ao longo do tempo tanto na família quanto na sociedade.
A cultura é uma forma peculiar de adaptação para a espécie humana, adaptação que não é mais feita por mudanças genéticas, mas pela criação do ambiente mais adequado para sua sobrevivência.
Assim, a cultura é um conjunto de traços distintivos, espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam ao homem. Abrange, além das artes e letras, modos de vida, direitos humanos fundamentais, sistemas de valores, tradições e crenças.