Respostas
Resposta:
No ano de 1808, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, a Coroa portuguesa chegava ao Brasil. Com a Corte no Rio de Janeiro, houveram mudanças significativas para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto do político.
No ano de 1808, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, a Coroa portuguesa chegava ao Brasil. Com a Corte no Rio de Janeiro, houveram mudanças significativas para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto do político.As relações entre Brasil e Portugal mudaram com o início da Revolução Liberal do Porto, revolução da burguesia portuguesa que tinha como principal objetivo reorganizar Portugal em uma monarquia constitucional.
No ano de 1808, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, a Coroa portuguesa chegava ao Brasil. Com a Corte no Rio de Janeiro, houveram mudanças significativas para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto do político.As relações entre Brasil e Portugal mudaram com o início da Revolução Liberal do Porto, revolução da burguesia portuguesa que tinha como principal objetivo reorganizar Portugal em uma monarquia constitucional.Até que os portugueses queriam o retorno de D. João VI para Portugal e a reversão de medidas em benefício do Brasil durante o período Joanino. Isso foi interpretado como uma tentativa dos portugueses recolonizarem o Brasil. Então as relações entre os representantes portugueses e as elites brasileiras tornaram-se ruins a ponto de D. Pedro, filho de D. João VI, ser alçado à condição de líder do processo de independência. D. Pedro também sofreu pressão de Portugal para retornar, assim como seu pai, porém ele foi apoiado pelas elites brasileiras e decidiu ficar, em janeiro de 1822, o que ficou conhecido como o dia do fico.
No ano de 1808, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, a Coroa portuguesa chegava ao Brasil. Com a Corte no Rio de Janeiro, houveram mudanças significativas para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto do político.As relações entre Brasil e Portugal mudaram com o início da Revolução Liberal do Porto, revolução da burguesia portuguesa que tinha como principal objetivo reorganizar Portugal em uma monarquia constitucional.Até que os portugueses queriam o retorno de D. João VI para Portugal e a reversão de medidas em benefício do Brasil durante o período Joanino. Isso foi interpretado como uma tentativa dos portugueses recolonizarem o Brasil. Então as relações entre os representantes portugueses e as elites brasileiras tornaram-se ruins a ponto de D. Pedro, filho de D. João VI, ser alçado à condição de líder do processo de independência. D. Pedro também sofreu pressão de Portugal para retornar, assim como seu pai, porém ele foi apoiado pelas elites brasileiras e decidiu ficar, em janeiro de 1822, o que ficou conhecido como o dia do fico.A partir daí o desgaste da relação dos países ficou maior, e acelerou o processo de independência, já que as decisões tomadas por D. Pedro ou pelas Cortes em Portugal só ampliaram o fosso entre brasileiros e portugueses. Com isso, em setembro a situação ficou insustentável, e D. Pedro declarou a independência do Brasil, sendo coroado imperador em dezembro do mesmo ano.
A resposta ficou longa, mas me baseei num site e resumi o máximo que consegui!