a) O que poderia acontecer as cobras,se os sapos fossem exterminados ?
b) O que poderia acontecer aos insetos se os sapos fossem eliminados?
c) que organismo funciona como decompositores?
d) Quais são os níveis tróficos dos Macacos e dos Pássaros ?
e) Quais são os níveis tróficos dos gaviões ?
f) Qual é o sentido do fluxo energético?
g) de qual forma a presença de macacos influi sobre os pássaros e vice-versa ?
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) Acarretaria no desequilíbrio ambiental pois, aumentaria o índice de pragas como gafanhotos, moscas, ratos etc... (que são os alimentos das cobras e sapos). Todos os animais fazem parte do equilíbrio ambiental
pois cada um tem um papel importante.
b) Haveria uma taxa muito alta de insetos ocasionando também um enorme desequilíbrio ambiental. Isso agravaria os problemas da insegurança alimentar e danos ambientais em todo o mundo.
c) Os mais importantes são os fungos e as bactérias. Existem alguns protozoários também que realizam a decomposição da matéria orgânica restituindo a natureza na forma de seus elementos constituintes.
d) Bom, isso depende da cadeia alimentar, mas em via de regra:
Macacos: 2º nível trófico na única cadeia a qual pertence (consumidor primário ou de primeira ordem) e
Aves e Ovos: 2º nível trófico nas duas cadeias a qual pertence.
e) Gavião é o topo da cadeia alimentar,ele pode ocupar o mesmo nível que a cobra (por exemplo) e se alimentar do mesmo nível que a cobra. Porém, temos consumidores primários (boi), secundários (carrapato) e terciário (gavião-carrapateiro). Assim, o boi se alimenta do produtor (plantas, vegetais), o carrapato se alimenta do sangue do boi, caracterizando-se então como consumidor secundário, em seguida o gavião-carrapateiro se alimenta do carrapato que se alimenta do boi e, logo, torna-se consumidor terciário.
f) O fluxo de energia no ecossistema corre em um só sentido. A quantidade de energia diminui em cada nível trófico, pois apenas uma parte da energia que entra no ecossistema é utilizada, a maior parte é degradada e sai sob a forma de calor de baixa qualidade.
g) Nas relações ecológicas, seria a competição por alimento. Macacos entrariam na disputa por frutas, sementes, etc. Dependendo da ave ou do macaco, também poderia ser presa ou predador.