3) Pesquise e identifique as características das obras de Shakespeare, que permitem incluí-las como renascentistas?
Respostas
Biografia de William Shakespeare:
Difícil saber quem foi William Shakespeare realmente, pois existem poucos registros de sua vida privada, e, por isso, muitos especulam sobre sua aparência física, suas crenças religiosas e até sua sexualidade.
Sabe-se que ele nasceu em Stratford-upon-Avon, uma cidadezinha no interior da Inglaterra, em 1564, que se casou aos 18 anos e que ele e sua esposa, Anne Hathaway, tiveram três filhos. Depois de viver em Londres por muitos anos, acredita-se que ele tenha voltado a Stratford em torno de 1613, onde morreu, aos 52 anos, em 1616.
Foi em Londres que Shakespeare escreveu a maior parte de suas obras. Ele ficou conhecido na cidade e manteve uma carreira de sucesso como ator, escritor e proprietário de uma companhia de teatro, a Lord Chamberlain’s Men, apelidada de King’s Men. Shakespeare é conhecido hoje como o poeta nacional da Inglaterra, sendo chamado de Bardo do Avon, ou somente O Bardo.
Obras de William Shakespeare:
Os estudiosos do autor inglês costumam dividir sua produção em quatro períodos, dentro do Renascimento Cultural, na transição da Idade Média para a Idade Moderna. Seus primeiros trabalhos eram dedicados às comédias, se baseando muito nas tradições romanas e italianas. Depois, adotando um tom mais único, William Shakespeare se dedicou a comédias e tragédias baseadas em eventos e personagens históricos, como Romeu e Julieta e A tragédia de Júlio César.
A partir do final do século XVI, Shakespeare se voltou exclusivamente para as tragédias, sendo algumas dessas suas principais obras, como Hamlet, Rei Lear e Macbeth. Já em sua fase final, o autor se concentrou em tragicomédias e romances.
Espero ter ajudado.
Resposta:
.Primeira fase (1590-1602): escreveu peças históricas, tragédias em estilo renascentista e algumas comédias;
.Segunda fase (1602-1610): ocupou-se em escrever tragédias e comédias;
.Terceira fase (1610-1616): fase caracterizada por peças menos trágicas, de caráter conciliatório.