Até o século XIX, o espaço geográfico brasileiro estava sob um sistema
chamado de arquipélago e sua origem teve como forma a distribuição espacial das
atividades econômicas e no isolamento das áreas. Uma vez que, a produção era
direcionada para o exterior. Os ciclos econômicos que se desenvolveram nessa época
foram:
A) Cana-de-açúcar, café, ouro, borracha.
B) Café, arroz, milho, soja, borracha.
C) Cana-de-açúcar, feijão, soja, ouro.
D) Ouro, café, milho, cana-de-açúcar.
Respostas
Explicação:
Restrita às poucas ilhas? Verdade, sobretudo até o início do século XX, a economia brasileira era pouco integrada e formada pro ‘ilhas’ ao longo do território, mas não restritas ao litoral, apesar de se concentrarem mais intensamente ali.
Neste caso vale relembrar as expedições para o interior na região Amazônica em busca das chamadas ‘drogas do sertão’. Temos uma ‘ilha’ ao entorno da região de Manaus, mas que claro era limitada economicamente em função do distanciamento das outras. Saca o mapa aí:
A organização produtiva brasileira se caracterizava por possuir regiões isoladas umas das outras.
Essa é a resposta. Então, desde o período colonial e até o início do século XX, a economia brasileira esteve organizada em torno de polos responsáveis por seus respectivos produtos de exportação (fundamental lembrar disso). Isoladas, autônomas e com baixo grau de articulação entre si, as regiões brasileiras constituíam assim verdadeiros “arquipélagos econômicos”. Cada uma delas se inseriu do mercado internacional a partir do desenvolvimento de alguma atividade econômica e voltada para o mercado externo, o que formou um conjunto de economias regionais espacialmente fragmentadas. Mais um mapa pra ilustrar:
Resposta:
letra (A) a resposta