1- Após analisar a Alegoria da Caverna de Platão, escreva um texto dissertativo relacionando essa metáfora com a
realidade onde estamos inseridos. Procure estabelecer relações entre os possíveis significados das sombras dentro da
caverna e da luz fora dela com as coisas que nos aprisionam na atualidade. Descreva quem seriamos homens
acorrentados dentro da caverna, e quem seria a pessoa que escolheu sair da caverna. Seu texto ficará mais
interessante se você conseguir dar exemplos das ideias que colocar em seu texto:
Respostas
Na Alegoria da Caverna, os prisioneiros tomam por única e verdadeira realidade as sombras que vêm e sempre viram desde que nasceram. Os prisioneiros estão cativos e desconhecem a sua situação e condição. Vivem uma situação de dupla ignorância: são prisioneiros que desconhecem que estão presos, desconhecem e ignoram que desconhecem.
A situação que se vive no interior da caverna descreve a nossa situação. Os prisioneiros representam a própria humanidade. Assim como eles, também nós vivemos num mundo ilusório, artificial, feito de ecos e de ilusões, de miragens, isto é, de simulacros da realidade.
A ilusão é total: estamos assim desde sempre e completamente. Porém, esta prisão também nos garante alguma segurança e conforto. A prisão pode ser a nossa zona de conforto, do não-confronto.
Para Platão, a verdade dependerá do olhar correto, que olha na direção certa: exatidão, rigor, correção, são as propriedades e qualidades da razão.
Bons estudos!
Resposta:
recentemente um dos prisioneiros foi liberto . Andando pela caverna ele percebe que havia pessoas e uma fogueira projetando as sombras que ele julgava ser a totalidade do mundo ao encontrar a saída da caverna ele teve um susto ao deparar se com o mundo exterior . A luz solar ofusca sua visão e ele se sente desembarado , desconfortável e descolado.
Explicação:
Espero ter ajudado