1. (Mackenzie - Adaptada) Sobre a participação dos militares na Proclamação da República, é correto afirmar que:
a) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquistas a desenvolver a consciência política no seio do exército.
b) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das ideias de Augusto Comte (Positivismo) e o descaso do Imperador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
c) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso por meio da imprensa, levou os "casacas" a proclamarem a República.
d) a aliança dos militares com a Igreja acirrou as divergências entre militares e republicanos, culminando na Questão Militar.
2. Sobre o beneplácito, assinale a opção correta:
a) era o direito que o imperador tinha de aprovar ou não as bulas do papa em terras brasileiras.
b) era uma carta expedida pelo papa contendo orientações aos católicos.
c) era o direito que o imperador tinha de nomear os bispos.
d) nenhuma das respostas anteriores.
3. Os primeiros anos da república brasileira, e a República da Espada em particular, foram anos de adaptação e, portanto, marcados por muitas crises. Uma dessas crises ficou conhecida como Encilhamento. A respeito do Encilhamento, encontre a alternativa correta: *
a) o Encilhamento foi uma crise política que marcou a disputa de Deodoro da Fonseca e Rui Barbosa, com o presidente brasileiro tentando utilizar de seu cargo para destituir Rui Barbosa de sua função a todo custo.
b) o Encilhamento foi uma rebelião que aconteceu no Rio Grande do Sul, quando tropas monarquistas rebelaram-se e iniciaram uma luta contra as forças federalistas leais ao governo.
c) o Encilhamento foi uma forte crise econômica que atingiu o Brasil como fruto da desastrada política econômica praticada por Rui Barbosa e gerou desvalorização da moeda e crescimento da inflação.
d) o Encilhamento foi a tentativa de golpe realizada por Deodoro da Fonseca em novembro de 1891.
4. (Mackenzie - Adaptada) “O povo assistiu aquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditavam sinceramente estar vendo uma parada.” (Aristides Lobo) O texto refere-se à Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Podemos, então, concluir que:
a) o movimento contou com sólido apoio popular, luta armada e resistência violenta dos monarquistas.
b) a proclamação vitoriosa resultou da conjugação de parte do exército, fazendeiros do Oeste Paulista e classes médias urbanas.
c) o Terceiro Reinado era visto de forma positiva e otimista pela população, já que a Princesa Isabel tinha uma liderança expressiva, apesar dos valores patriarcais da época.
d) as críticas à centralização monárquica e o surgimento de novos segmentos sociais não tiveram influência no sucesso do movimento republicano.
5. (Fuvest - Adaptada) O lema "Ordem e Progresso" inscrito na bandeira do Brasil, associa-se aos:
a) monarquistas.
b) abolicionistas.
c) positivistas.
d) socialistas.
6. (FUVEST/Adaptada) O período de 1900 a 1930, identificado no processo histórico brasileiro como Primeira República ou República Velha, teve por traço marcante:
a) O fortalecimento da burguesia mercantil, que se utilizou do Estado como instrumento coordenador do desenvolvimento.
b) A abertura para o capital estrangeiro, principal alavanca do rápido desenvolvimento da região amazônica.
c) A modificação da composição social dos grandes centros urbanos, com a transferência de mão de obra do Centro-Sul para áreas do Nordeste.
d) O predomínio das oligarquias dos grandes Estados, que procuravam assegurar a supremacia do setor agrário-exportador.
7. (ENEM) “Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.”(LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976 (adaptado) O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social:
a) Igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
b) Agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.
c) Estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
d) Ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
urgência prova
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1 letra a
2 letra c
3 letra b
4 letra d
5 letra a
6 letra b
7 letra a
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás