• Matéria: Filosofia
  • Autor: henriquemarcal2010
  • Perguntado 4 anos atrás

1.
Santo Agostinho foi um dos maiores pensadores da Patrística. Um dos problemas tratados por ele foi o problema do Mal, no qual busca responder a seguinte questão: “se Deus é o Bem e tudo provém Dele, de onde provém o Mal?”.

Sobre esse tema, Agostinho aprofunda a resposta em três níveis. Associe as duas colunas com base nesses níveis, suas definições ​​​​​​​e suas características.

1. Metafísico-ontológico.

2. Moral.

3. Físico.

( ) A morte é uma das consequências do pecado original.

( ) O que é interpretado como Mal, na realidade, é fruto de nossa ignorância e incapacidade de compreender o Universo em seu conjunto.

( ) O que aparenta ser substancialmente o Mal é, na verdade, uma escolha por um Bem hierarquicamente inferior, a um Bem menor.

Assinale a alternativa com a ordem correta.

D.
3 - 1 - 2.

Respostas

respondido por: jeffersonlimasoares
7

Resposta:

Letra D - 3-1-2

Explicação:

Metafísico-ontológico — o mal no cosmos não existe, o que existem  

são graus inferiores de ser em relação a Deus. Os seres humanos podem interpretar equivocadamente como males aquilo que veem como  

“defeitos no universo”, a exemplo de efeitos climáticos devastadores,  

animais nocivos, etc. Porém, trata-se, na realidade, de um equívoco  

interpretativo, fruto da ignorância humana incapaz de ver e compreender o universo em seu conjunto. Para Agostinho, se fôssemos capazes  

de compreender a obra divina como um todo, veríamos que o universo  

tem seu sentido e razão de ser, por isso o veríamos como positivo. Em  

resumo, o que é interpretado como mal na realidade é fruto de nossa  

ignorância e incapacidade de compreender o universo em seu conjunto.

Mal moral — para Agostinho, trata-se de um pecado que depende  

da má vontade. Deus dotou a humanidade de vontade e liberdade. A  

vontade deveria tender a Deus, ao bem supremo. Mas existem vários  

bens criados e finitos e muitas vezes a vontade tende a eles. O que  

aparenta ser substancialmente o mal é, na verdade, uma escolha por  

um bem hierarquicamente inferior frente ao bem maior. Assim, o mal  

moral decorre da escolha incorreta entre os múltiplos bens existentes.

Mal físico — por sua vez, como as doenças, os sofrimentos e a morte são  

consequências do pecado original e, portanto, consequências do mal  

moral. Assim, os males físicos são consequências da corrupção da alma,  

da escolha moral no pecado original. “Na história da salvação, porém,  

tudo isso tem um significado positivo” (REALE; ANTISERI, 1990, p. 456).

respondido por: brunaricci10
0

Resposta:

D.

3 - 1 - 2.

Explicação:

Para Santo Agostinho, o Mal não é considerado uma substância, um ser, mas sim uma deficiência ou ausência de ser. Esse problema é tratado em três níveis, que podem ser explicados a seguir.

Nível metafísico-ontológico: os seres humanos podem interpretar equivocadamente como males o que veem como sendo “defeitos no Universo”, a exemplo de efeitos climáticos devastadores, animais que sejam nocivos. No entanto, trata-se, na realidade, de um equívoco interpretativo, fruto da ignorância humana incapaz de ver e compreender o Universo em seu conjunto.

Nível moral: o Mal moral é o pecado, existem vários bens criados e finitos e, muitas vezes, a vontade tende a eles. O que aparenta ser substancialmente o Mal é, na verdade, uma escolha por um Bem hierarquicamente inferior, a um Bem menor, frente ao Bem maior.

Nível físico: o Mal físico, como as doenças, os sofrimentos e a morte, são consequências do pecado original e, portanto, consequências do Mal moral. Assim, os males físicos são consequências da corrupção da alma, da escolha moral no pecado original.

Perguntas similares