2.
Atrelado ao problema do Mal no pensamento de Santo Agostinho está o conceito de liberdade que, por sua vez, envolve outros conceitos relevantes em sua filosofia. Sobre a filosofia agostiniana e o problema da liberdade, analise as afirmações a seguir.
I. O ser humano, dotado de inteligência e vontade livre, tende à Verdade absoluta e ao Bem infinito, uma vez que a inteligência não se contenta com os saberes limitados, a inteligência anseia conhecer a Verdade absoluta.
Por isso,
II. A razão e a vontade estão interligadas de tal modo que a liberdade é exercida na conjunção entre razão e vontade. Dada a esta ligação, para Santo Agostinho, aquele que conhece racionalmente o Bem não escolherá o Mal.
Sobre essas afirmações apresentadas e a relação entre elas, decorrente da conjunção conclusiva "por isso", assinale a alternativa correta.
C.
A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa, por isso não estabelecem relação entre si.
Respostas
Resposta:
C.
A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa, por isso não estabelecem relação entre si.
Explicação:
Por que esta resposta é a correta?
As concepções agostinianas intellige ut credas (compreende para crer) e crede ut intelligas (crê para compreender) evidenciam a relação entre razão e fé. A filosofia e a inteligência são um prêmio da fé, a aceitação da fé permite alcançar a verdadeira sabedoria, de tal modo que, ao mesmo tempo em que existe uma precedência da fé em relação à razão, na medida em que a inteligência é necessária à fé, a verdade presente na filosofia deriva da fé, de Deus. Nessa relação, no plano natural, de condicionar a fé, enquanto o plano sobrenatural isso se inverte: a fé condiciona a inteligência. Por esse motivo, a inteligência e a vontade livre não se contentam com as verdades limitadas e tendem à Verdade absoluta e ao Bem infinito, anseiam conhecer a Verdade absoluta.
A razão e a vontade estão interligadas de tal modo que a liberdade é exercida na conjunção entre razão e vontade. No entanto, a razão e a vontade são autônomas. Mesmo conhecendo o Bem, a vontade livre permite a escolha do Mal; vontade e faculdade são autônomas; conhecer o Bem não significa o condicionamento necessário da vontade a ele.
Resposta:
C.
A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa, por isso não estabelecem relação entre si.
Explicação: