Pesquisar duas músicas (a escolha dos alunos) com análise e conclusão sobre o uso dos pronomes nas diferentes regiões. Deverá ser feita uma comparação sobre as diferenças entre as regiões do país para entenderem as variações na língua.
Respostas
Resposta:
1) Faça a gramática feliz!
No trecho “Faça ela feliz”, o pronome “ela” não está empregado de acordo com a norma-padrão. Como pode-se perceber na música, o pronome “ela” funciona como complemento do verbo fazer, completando, assim, seu sentido. No entanto, embora o uso de expressões como “faça ela” e “vi ela” sejam comuns na linguagem coloquial brasileira, a regra gramatical do português padrão estabelece que os pronomes pessoais do caso reto (eu/tu/ele/nós/vós/eles) cumpram apenas função de sujeito e não de objeto direto. Assim, de acordo com a norma culta, o correto é: Faça-a feliz. Maaaas, convenhamos: não dá pra imaginar uma dupla sertaneja cantando assim, né? Tiraria até o foco da sofrência!
2)Cê é tão linda, gramática!
Como você já bem sabe, toda língua varia no tempo e essa variação pode ser notada ao comparar dois estados de uma determinada língua. No entanto, como você também já sabe, o processo de mudança é gradual, ou seja, não acontece de repente e não seria diferente com a classe dos pronomes. De “vossa mercê” foi para “vossemecê”, que foi para “vosmecê”, que se transformou em “vassuncê”, depois em “vancê”, atééé chegar em “você”. Ao longo dos anos, quantas formas variadas não foram utilizadas para este pronome de tratamento, hein?! Contudo, esse nosso pronome de tratamento não parou por aí, afinal, quantas vezes esse pronome não se reduziu a “vc” na internet e a “ocê” ou “cê” na língua falada?! Henrique e Juliano que o digam… “mudando de assunto, cê tá tão bonita”!
Explicação:
não entendi muito bem, mais acho que é isso espero ter ajudadoo!