4) A leitura de um texto não deve ser feita por um leitor passivo. O texto é lugar onde escritor e leitor se estendem. O escritor tem em mente algo a dizer, mas espera que o leitor o entenda; para isso, este tem que ter certos conhecimentos, sem os quais não conseguirá captar as informações que os enunciados transmitem. Dessa forma, o leitor tem que ser um sujeito crítico: posicionar-se diante dos argumentos, reconhecer as informações explicitas ou não, perceber e entender metáforas, notar expressões que têm referências fora do texto, etc. Kock (2008) estabelece três grandes sistemas de conhecimentos necessários para o processo de leitura.
- Conhecimento linguístico - Em que o leitor tem conhecimentos gramaticais e lexiais (palavras) suficientes para entender as frases, o encadeamento delas, o significado dos termos, para por em prática o seu conhecimento linguístico.
- Conhecimento de mundo - Entende-se toda a experiência de vida do leitor, tudo o que ela já viu, já leu, já ouviu em sua vida.
- Conhecimento internacional - Interação entre o escritor e o leitor, da parte do escritor há de haver objetividade com o que se pretende informar: adequação dos elementos, coerência etc.
No conhecimento internacional, algumas vezes, o escritor dialoga diretamente com o leitor ou no preâmbulo do livro, ou mesmo no decorrer do texto; outras vezes, há um trocadilho com uma mensagem implícita esperando o riso do leitor. Palavras grifadas, entre aspas, parênteses, são recursos gráficos que o escritor usa para chamar a atenção do leitor.
Entende-se, portanto, como conhecimento internacional,
A. Que o leitor saiba ler o preâmbulo do livro.
B. Que o escritor coloque notas explicativas ao final do livro.
C. Que leitor e escritor caminhem juntos durante a leitura do livro.
D. Que o leitor e o escritor já tenham conversado sobre o que estará escrito no livro.
E. Que todos os recursos utilizados tenham sido enviados por e-mail ao leitor antes do contato com o livro.
Respostas
Resposta:
C. Que leitor e escritor caminhem juntos durante a leitura do livro.
Resposta:
Resposta correta: C. Que leitor e escritor caminhem juntos durante a leitura do livro.
Explicação:
A leitura de um texto não deve ser feita por um leitor passivo. O texto é um lugar onde escritor e leitor se entendem. O escritor tem em mente algo a dizer, mas espera que o leitor o entenda; para isso, este tem que ter certos conhecimentos, sem os quais não conseguirá captar as informações que os enunciados transmitem. Então, podemos dizer que o leitor tem que ser um sujeito crítico: precisa antecipar fatos - se possível, a partir do título, posicionar-se diante dos argumentos,reconhecer as informações explícitas ou não, perceber e entender metáforas, notar expressões que têm referências fora do texto, etc. A linguista Kock estabelece três grandes sistemas de conhecimentos necessários para o processo de leitura.