A Cornélio & Saes Saneamento e Tecnologia Ambiental é uma empresa licenciada e especializada no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (domiciliares e comerciais) e industriais, destacando-se o tratamento e a disposição final desses resíduos no ambiente. Uma forma de garantir inovações contínuas, para alinhamento ao cenário contemporâneo, foi a criação de um programa permanente de educação empreendedora para os colaboradores, além de um sistema de premiação, que estimula a criatividade e a proposição de ideias para alavancar novas frentes de atuação.
Ao longo dos quase 10 anos de existência dos programas de educação e premiação empreendedora, vários resultados foram obtidos, tais como:
Projeto 1: transformação de resíduos da construção civil em blocos sustentáveis que retornam ao processo de construção. Além de descartar menos resíduos, a venda dos blocos é uma fonte de receita para a empresa.
Projeto 2: compostagem de resíduos orgânicos ̶ a ideia começou em pequena escala, no pátio da empresa, com uso em horta para os funcionários. O aumento do volume de orgânicos coletados e do preparado orgânico para agricultura gerou uma unidade de negócios separada, destinada à coleta, preparação e venda de preparado orgânico para agricultores familiares da região.
Projeto 3: redução da geração de resíduos da empresa ̶ um programa interno permitiu a redução de 40% do lixo da própria empresa, com redução substancial do consumo e dos custos com papel e demais materiais de escritório.
Projeto 4: utilização de energia solar ̶ painéis foram instalados no teto dos imensos galpões destinados a separar e tratar os resíduos coletados. A energia coletada reduziu o consumo de energia da rede elétrica em 25%.
Considere as vertentes do empreendedorismo corporativo (Intraempreendedorismo e Corporate Venture) e classifique os quatro projetos da Cornélio & Saes, explicando.
Respostas
Classificando os quatro projetos da Cornélio & Saes:
Projeto 1: Política de sustentabilidade da empresa, realizando ações ambientais que impactem de forma mais amena o meio ambiente.
Projeto 2: Política de sustentabilidade por realizar o reaproveitamento de resíduos orgânicos e política social, contribuindo para a melhoria da produção agrícola e consequente geração de renda da população.
Projeto 3: Política de sustentabilidade, contribuindo com a redução de produção de resíduos, além de política de redução de custos com redução de recursos para a compra de papeis e materiais de escritório.
Projeto 4: Política de redução de custos através da utilização de energia fotovoltaica gerando redução de gastos por meio de energia advinda da luz solar.
Bons estudos!