Em 1871 ocorreu a chamada “Comuna de Paris”. Esse evento entrou para a História como o primeiro exemplo claro de autogestão da classe trabalhadora. Durante pouco mais de dois meses os trabalhadores parisienses organizaram um governo popular. Um aspecto importante da Comuna de Paris foi a atuação enérgica e fundamental por parte das mulheres. De acordo com Claude Willard:
“Vimos que elas (as mulheres) se colocaram à frente da cena, desde o dia 18 de março. Não somente as mulheres eram muito ativas nos clubes, mas criaram o primeiro movimento feminino de massas. [...] Os obstáculos eram numerosos: a “falocracia” milenar e, mais próximo àquele período, o prudonismo, que pregava a manutenção da mulher no lar. Imaginem bem, os próprios eleitos da Comuna eram impregnados pelo machismo [...] As mulheres estiveram na dianteira da criação das oficinas autogeridas [...] Elas lutaram nas barricadas no decorrer da Semana Sangrenta [...].
WILLARD, Claude. História e vigência da Comuna de Paris. In: BOITO JR, Armando. A Comuna de Paris na História. São Paulo: Xamã, p. 15-28, 2001.
Considerando as informações acima acerca da Comuna de Paris, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As mulheres tiveram um papel preponderante na Comuna de Paris. Agindo na linha de frente foram responsáveis por importantes vitórias dos trabalhadores, tanto na luta física nas barricadas, quanto no desenvolvimento das oficinas autogeridas.
PORQUE
II. O clima da Comuna de Paris era de igualitarismo de gênero. Este movimento, de forma geral, lutou contra o machismo que estava enraizado na sociedade francesa há milhares de anos. Buscou, além de um governo dos trabalhadores, obter uma igualdade entre os homens e mulheres para que, assim, pudessem viver em harmonia e prosperidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
É importante destacar que as mulheres assumem destacado papel no desenrolar do processo de lutas da Comuna. Foram elas que “se colocaram à frente da cena, desde o dia 18 de março. Não somente as mulheres eram muito ativas nos clubes, mas criaram o primeiro movimento feminino de massas. (...) Os obstáculos eram numerosos: a ‘falocracia’ milenar e, mais próximo àquele periodo, o prudonismo, que pregava a manutenção da mulher no lar. Imaginem bem, os próprios eleitos da Comuna eram impregnados pelo machismo, como muitos proudonianos. Mas é o movimento das mulheres, a ação das mulheres, a democracia direta que levará a Comuna a constituir uma etapa importante na direção da emencipação das mulheres. Dou alguns exemplos: desenvolveu-se a instrução feminina, até então inexistente, inclusive nem áreas técnicas; instituiu-se a noção de que ‘a trabalho igual, corresponde salário igual’ – não sei como é no Brasil, mas na França isto está longe de ser realidade até hoje; as concubinas passaram a ter os mesmos direitos das mulheres casadas e os filhos naturais eram considerados iguais em direito aos filhos dos casais legitimos. Na França, foram necessários mais de 120 anos para que se voltasse a obter estatutos semelhantes; aboliuse a prostituição com a exploração comercial de criaturas humanas por outras criaturas humanas.” (WILLARD, 2001, p. 19-20)
Resposta:
Explicação:
Ambas são verdadeiras.