• Matéria: ENEM
  • Autor: thaina10tso
  • Perguntado 4 anos atrás

Um conto de palavras que valesse mais por sua modulação que por seu significado. Um conto abstrato e concreto como uma composição tocada por um grupo instrumental; límpido e obscuro, espiral azul num campo de narcisos defronte a uma torre a descortinar um lago assombrado em que o atirar uma pedra espraia a água em lentos círculos sob os quais nada um peixe turvo que é visto por ninguém e no entanto existe como algas do oceano. Um conto-rasto de uma lesma também evento do universo qual a luz de um quasar a bilhões de anos-luz: um conto em que os vocábulos são como notas indeterminadas numa pauta; que é como bater suave e espaçado de um sino propagando-se nos corredores de um mosteiro[...]. Um conto noturno com a fulguração de um sonho que, quanto mais se quer, mais se perde; é preciso resistir à tentação das proparoxítonas e do sentido, a vida é uma peça pregada cujo maior mistério é o nada. SANT’ANNA, S. Um conto abstrato. In: O voo da madrugada. São Paulo: Cia das Letras 2003Utilizando o recurso da metalinguagem, o narrador busca definir o gênero conto pelo procedimento estético que estabelece uma
A confluência de cores, destacando a importância do espaço.
B composição de sons, valorizando a construção musical do texto.
C percepção de sombras, endossando o caráter obscuro da escrita.
D cadeia de imagens, enfatizando a ideia de subreposição dos sentidos.
E hierarquia de palavras fortalecendo o valor unívoco dos significados.

Respostas

respondido por: renataps88
8

Resposta:

Explicação:

Acho que é a B, dado um vocabulário bem difícil com as palavras e cuidadosamente escolhidas, é um trecho que explica noite e música em vários asoectos, só acho


julynha1610: ta errado, é letra D
respondido por: tagliettimariana
7

 O texto deixa claro que a metalinguagem utilizada valoriza bastante a cadeia de imagens, assim, ela enfatiza a ideia de sobreposição dos sentidos, assim, a alternativa correta é a letra D.

 Desse modo, podemos ver que em um momento ele fala entre dois extremos, onde ele fala "quanto mais se quer mais se perde", assim, podemos ver que há dois sentidos totalmente opostos.

 O autor traz uma certeza absoluta e irrefutável e logo depois nós mostra a dúvida e a incerteza, assim, esses traços nos deixam interessados na leitura.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/14737172

Anexos:
Perguntas similares