As políticas de gestão de pessoas devem considerar o contexto organizacional existente para estabelecer suas diretrizes, que serão extensivas a todos os colaboradores a partir de sua formulação.

Imagine que você, Bacharel(a) em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas, assumiu recentemente o cargo de Gerente de RH em uma empresa de médio porte e começou a realizar um diagnóstico das políticas e práticas de gestão incorporadas na cultura desta organização. Você constatou um desnível nos aspectos da avaliação de desempenho dos colaboradores e, ao entrevistar os gestores de vários setores, percebeu o seguinte:

Descrição da imagem não disponível
​​​​​​​

Como gerente de RH dessa empresa, responda:

A - O que pode ter motivado tamanha diferença nas ações destes gestores?

B - O que pode ser feito para solucionar este problema?

Respostas

respondido por: barbosaroseni11
16

Padrão de resposta esperado

A - A situação diagnosticada demonstra uma fragilidade ou inexistência de uma política de gestão de pessoas que versa sobre a avaliação do desempenho dos colaboradores desta organização, o que faz com que cada gestor atue de acordo com suas próprias experiências e convicções.

B - Para solucionar o problema, deve ser formulada uma nova política de gestão de pessoas consistente sobre o tema, o que poderia se desdobrar em novos canais de comunicação entre líderes e equipes, bem como o estabelecimento de feedbacks sistemáticos e não somente reativos, o que normalmente acrescenta bastante na motivação e no desempenho das pessoas nas organizações. Também poderiam ser consideradas práticas de avaliação de desempenho ou de competências, como as avaliações 360 graus.

Perguntas similares