Respostas
Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho.
Para usar as pedras como objetos cortantes, utilizados para diversas atividades cotidianas, as pessoas desse período batiam uma pedra na outra (geralmente sílex, quartzo e quartzite) com o objetivo de lascar uma delas e assim conseguir criar uma lâmina rudimentar, utilizada para cortar ou raspar.
Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.
Às vezes o período é referido como sendo dos homens das cavernas, em virtude de as pessoas utilizarem cavernas em rochedos como locais de proteção.
Mas eles não habitavam a entrada das cavernas, em virtude das dificuldades de alimentação e perigo que tais lugares poderiam representar para os ancestrais mais longínquos das pessoas modernas.
Foi no Paleolítico que as pessoas passaram a desenvolver a habilidade de controlar o fogo, utilizado para o aquecimento, proteção e cozimento de alimentos.
No final do período, a sedentarização foi acompanhada do início do desenvolvimento da agricultura, o que daria origem ao chamado período Neolítico.