“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços nurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas. É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-os a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda a sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. [...] É o homem permanentemente fatigado.
Como se explica, no texto, a frase “O sertanejo é, antes de tudo, um forte.”, se ao longo dos parágrafos o locutor descreve um retrato nada elogioso da figura do homem brasileiro? *
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Com esta frase ele quis dizer que este homem assumiu todos os riscos e aventurou-se em no deserto remoto e desolado, estabeleceu seu próprio mundo, sua vida, sua família e tornou-se um modelo do poder e da frugalidade desta vida. Desta forma, na luta, no grande tempo e no sofrimento humano.
Explicação: é isso
lopesdasilvajaquelin:
Após leitura do presépio (o texto está na at902 Bimestre) identifique os elementos da narrativa e retire um trecho que fundamente (exemplique personagem principal.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás