• Matéria: Geografia
  • Autor: batatinhabr7
  • Perguntado 4 anos atrás

Explique por que a “união econômica e monetária” não se concretizou nesse bloco econômico. * (UE)

Respostas

respondido por: jobisomroberto
0

Resposta:

A União Económica e Monetária (UEM) é o resultado de uma integração económica progressiva da UE, sendo uma expansão do mercado único da UE, com regulamentações comuns dos produtos e a livre circulação de bens, capitais, trabalhadores e serviços. Uma moeda comum, o euro, foi introduzida na área do euro, que é composta atualmente por 19 Estados-Membros da UE. Todos os Estados-Membros da UE, exceto a Dinamarca, devem adotar o euro, logo que cumpram os critérios de convergência. Uma política monetária única é definida pelo Eurosistema (composto pela Comissão Executiva do Banco Central Europeu e os governadores dos bancos centrais da área do euro) e é complementada por regras orçamentais e vários graus de coordenação das políticas económicas. Na UEM não existe um governo económico central. Essa responsabilidade é antes repartida entre os Estados-Membros e várias instituições da UE.

Introdução

Como um grande quebra cabeça, a organização do mundo atual possui diferentes arranjos econômicos e políticos, os chamados Blocos Econômicos.  

Há países se organizando em blocos, criando mercados regionais para se proteger da concorrência e das oscilações no mercado mundial, ao mesmo tempo que continua avançado a globalização das relações econômicas.

O que são blocos econômicos?

Os blocos econômicos são associações criadas entre os países para que eles estabeleçam relações entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado planetário para aguentar o ritmo acelerado dos países.

A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado. Na atual economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros.  

Ao participarem de blocos econômicos, os países aumentam o alcance de seus produtos e serviços para outros lugares, uma grande vantagem advinda dessa cooperação.

Perguntas similares