Sobre as usinas Hidrelétricas, indique duas vantagens e duas desvantagens de sua implantação e utilização
Respostas
Resposta:
Abaixo a resposta.
Explicação:
Vantagens: Cada meio de geração energética possui seus prós e contras e não é diferente para a energia hidrelétrica. Este tipo de usina não produz dióxido de carbono (CO2), ao contrário de outros tipos, como a usina termelétrica, que emitem inúmeros gases poluentes e subprodutos tóxicos. A água é uma fonte limpa e renovável e, embora os custos com a manutenção da usina sejam muito altos, o custo com a água é nulo.
A construção de uma usina hidrelétrica pode ser cara, mas sua durabilidade é alta. Dessa forma, após serem pagos os custos, a energia hídrica se torna uma fonte relativamente barata de eletricidade. Desta forma, ela traz é financeiramente benéfica para o consumidor final. As usinas podem ser construídas em rios sujeitos a enchentes e nesses casos, elas ajudam a controlá-las.
As usinas hidrelétricas podem ainda ser impactantes na economia da região em que se encontram, ao tornarem-se pontos turísticos. Inúmeras delas possuem este como um de seus fins, melhorando a qualidade de vida dos habitantes locais. Em suma, algumas das vantagens da energia hidrelétrica são que ela:
utiliza uma fonte limpa e renovável: a água;
não emite dióxido de carbono;
é uma fonte barata de eletricidade;
gera um custo relativamente baixo para o consumidor final;
controla rios propensos a enchentes;
reforçam a economia com o turismo. Desvantagens: Nem tudo poderia ser perfeito, principalmente quando se trata de geração de energia. Existem vários problemas associados à geração de energia hidrelétrica. Toda a área escolhida para a construção da usina precisa ser alagada, desapropriando os habitantes e acabando com a vegetação. O rio que provocará o alagamento tem seu fluxo modificado, o que pode alterar os níveis de oxigênio na água. Dito isso, a vegetação que cresce perto de suas margens é prejudicada.
Embora a usina por si só não produza gases poluentes, a vegetação submersa após o alagamento gera um alto nível de metano enquanto decompõe. A concentração de água no reservatório provoca mudanças climáticas, alterando os regimes de chuva. Ademais, nos períodos de seca, ou seja, de baixo nível de água no reservatório, a produção energética cai, aumentando o preço pago pelo consumidor final.
O desmatamento causado pela instalação das usinas hidrelétricas pode gerar desequilíbrios ecológicos, prejudicando a vida animal da região. O nível do reservatório pode variar não só com as épocas de chuva, mas também com a demanda energética. Assim, não apenas a vida terrestre é prejudicada, como também a vida aquática, de forma que as espécies de peixes e de plantas aquáticas do local são perdidas.
Resumindo, dentre as principais desvantagens da energia hidrelétrica, temos:
a realocação da comunidade local;
o desmatamento;
a produção de metano pela vegetação submersa que entra em decomposição;
as mudanças climáticas e no regime de chuvas;
a alteração do curso e do nível dos rios, prejudicando a vida aquática;
o aumento do preço para o consumidor final em períodos de seca;
a instabilidade no ecossistema, podendo destruir a fauna e a flora regional.
Há estudos para minimizar os impactos ambientais e alguns já foram postos em prática, como no uso das chamadas “Usinas de fio d’água” ou das “Pequenas Centrais Hidrelétricas”. Todavia, uma simplesmente para seu funcionamento em épocas de seca. A outra possui baixa eficiência energética. Ainda assim, é necessário o incentivo à pesquisa, pois este é um caminho que garante uma relação menos danosa entre nós e o meio ambiente.
Resposta:
Vantagens : mais energia e dinheiro para a economia de pais . desvantagens : menos água e desmatamento para a implantação das usinas
Explicação:
Espero ter ajudado, coloca como melhor resposta por favor :D