Respostas
Resposta:
A necessidade de estabelecer novas relações mercantilistas levaram Portugal a edificar um importante império na África. Na busca por uma nova rota de chegada à Índia, os navegadores lusos percorreram a costa africana e estabeleceram o circuito de incursões que ficou conhecido como Périplo Africano.
Durante o século XIX, Portugal passa por algumas crises e decide voltar-se ao continente africano. Algumas conjunturas foram necessárias para esse interesse. Dois eventos dão início a uma contração comercial em Portugal: em 1825 com o reconhecimento da independência do Brasil e 1850 com o tráfico de escravos tornando-se ilegal. Esses eventos fizeram o Estado português perder muitas relações mercantis com o oriente. Ao longo do século XX, os portugueses vão perdendo cada vez mais espaços para os outros países europeus. Em 1890 a Inglaterra retira o projeto do “mapa cor-de-rosa” que daria a Portugal uma extensão, quase do tamanho do Brasil, no continente Africano, juntando os dois oceanos.
Explicação:
A Conferência de Berlim “formalizou” a conquista de Portugal em várias regiões africanas: Angola, Moçambique e Guiné Bissau. Entre 1891 e 1914 os portugueses fizeram várias campanhas a fim de “domesticar” e “pacificar” os territórios ocupados. Em 1911 Portugal cria o Ministério das Colônias, dando aos territórios uma instituição responsável pela sua administração